Alinhamento e balanceamento: qual a diferença?

A manutenção do carro é essencial para uma bom funcionamento e prevenção de graves acidentes.  Para fazer esse serviço, é aconselhável ir a um mecânico de confiança próximo que realizará toda a revisão do veículo. O alinhamento e balanceamento são cuidados simples que podem salvar a sua vida, as duas funções parecem significar a mesma coisa, mas não são. Você sabe qual a diferença entre eles?  Confira agora no Blog da Ituran!
Alinhamento e licenceamento
 
Alinhamento: o alinhamento reside no ajuste dos ângulos de todas as rodas do carro, mantendo-as  perpendicular ao solo, ou seja, paralelos uns aos outros.  O alinhamento veicular visa prevenir o desgaste irregular do pneu, o aumento do atrito e a direção reta e estável para uma direção segura, e vai te ajudar  a ter uma viagem  com segurança juntos com os passageiros, familiares e amigos.
Balanceamento: ele é trabalhado na parte relacionada à suspensão do veículo, evitando trepidações. As ocorrências mais comuns feitas pelos motoristas sempre são referentes aos atritos e impactos agressivos das rodas, por isso é de extrema importância que faça o balanceamento das rodas a cada 10.000km rodados, quando fazer a troca de algum pneu, em dias de rodízio da roda e quando você sentir algum tipo de abalo estranho no volante ao estar dirigindo. Após o balanceamento, você vai assegurar um maior conforto para os pneus. Caso não realize essa função, você pode correr o risco de instabilidade e dificuldades em manter o veículo na mesma direção, perda da longevidade do pneu junto aos consumo nos rolamentos, amortecedores e terminais de direção.
Agora que você sabe a diferença entre alinhamento e balanceamento não se esqueça de sempre verificar esses pontos antes de viajar  e ao fazer a revisão do seu carro!
Gostou das dicas? Comente aqui o que achou!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar