Amortecedores: a segurança do seu veículo

Você sabia que os amortecedores desgastados podem comprometer a estabilidade e a segurança do seu veículo? O amortecedor tem como objetivo principal manter os pneus em contato com o solo, garantindo assim, uma melhor dirigibilidade, estabilidade, conforto e a segurança aos ocupantes do veículo.

importancia-amortecedores

Agora, imagine se preparar para fazer uma viagem e sentir que o seu carro está apresentando barulhos, perda da estabilidade nas curvas, desgaste de pneus, balanço em excesso nas arrancadas, e o principal, vazamento de fluido? Tais problemas certamente afetarão a sua viagem.

Além de todos os problemas citados, é possível que o seu veículo sofra com aquaplanagem em solos alagados. E, quando houver curvas, é preciso ficar atento, uma vez que o veículo nestas condições pode sofrer com um certo desequilíbrio e acabar desviando para o lado de fora nas curvas, o que é extremamente perigoso.

Com intuito informativo, nós do Blog da Ituran preparamos um post especial que vai te ajudar a entender melhor sobre a importância dos amortecedores.

O que acontece se eu trafegar com amortecedores desgastados?

Em primeiro lugar, é preciso saber que, além de comprometer a estabilidade do veículo, um amortecedor desgastado pode danificar prematuramente os pneus. Tal fato pode trazer alguns prejuízos para o condutor do veículo, que certamente vai precisar ter um gasto a mais no orçamento quando for realizar a manutenção.

Alguns fatores podem prejudicar os amortecedores, como terrenos irregulares, já que requerem mais empenho do veículo, e como consequência exigem maior impacto. Um fator determinante para o desgaste vai depender muito também da maneira como o condutor dirige o veículo.

3 dicas de como cuidar melhor do seu amortecedor

Para prevenir o desgaste do amortecedor, é importante revisar o conjunto de suspensão a cada 10 km a partir dos 40.00 km. Entretanto, se o veículo já possuir histórico de quedas em buracos, ou se já passou em redutor de velocidade de forma brusca, é recomendado que essa suspensão seja adiantada.

Veja abaixo 3 dicas de como cuidar melhor do seu amortecedor.

– Se for trafegar por ruas com lombadas, é recomendado que se reduza a velocidade, para assim, diminuir o impacto das peças e como consequência evitar uma possível sobrecarga;

– Quanto mais o condutor dirigir por estradas irregulares, maiores são as chances dos amortecedores sofrerem desgaste;

– Opte pelos amortecedores novos, uma vez que os remanufaturados não têm a mesma eficiência. Ao fazer a troca, prefira fazer aos pares, pois quando efetuada a troca de apenas um deles, é possível que ocorra um desequilíbrio, e isso acaba prejudicando a dirigibilidade.

Além de todas as dicas citadas, saiba que é de extrema importância lembrar-se sempre de que os amortecedores remanufaturados devem ser evitados, uma vez que estes não são testados e nem possuem selo de aprovação do Inmetro.

E você? Já teve algum tipo de problema com amortecedor? Deixe seu comentário e conte um pouco sobre o assunto. Lembre-se sempre de entrar em contato conosco em caso de dúvidas, sugestões ou críticas. Ficaremos felizes em poder atendê-lo.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar