Ao dirigir, atenção redobrada

Você sabia que a principal causa de acidentes de carro é a falta de atenção ao volante? As estatísticas do Laboratório de Psicofísica e Percepção da Universidade de São Paulo mostram que 72% dos acidentes por falhas humanas são causados pela distração. Embora a maioria das pessoas reconheça que muitas atividades representam perigo no transito, não são todos que respeitam regras básicas de segurança.
Segundo dados da VTTI, uma organização do estado de Virgínia nos Estados Unidos, o celular é um dos protagonistas nessa história. O fato de você tentar enviar uma simples mensagem pode significar 23% mais chances de haver um acidente. Para ilustrar isso, uma das agências de telefonias norte-americana resolveu fazer uma entrevista com seus clientes e, 49% das pessoas admitiram enviar ou ler SMS ao dirigir, apesar da maioria estar ciente do perigo.
dirigindo-com-segurança (2)Uma das atitudes tomadas pelo governo de alguns países foi a proibição do celular no transito. Na legislação brasileira essa conduta não é permitida em nenhuma situação, sendo punida com multa e 4 pontos na CNH. A Ogilvy criou uma campanha de conscientização para a ABRAMET que foi um sucesso e até concorreu a premiação no festival de Cannes. Vídeo aqui.
E não para por aí! Algumas ações aparentemente corriqueiras podem significar risco à vida de muitas pessoas. Procurar uma estação de rádio, passar um batom ou buscar objetos no porta-luvas, por exemplo, consomem segundos cruciais quando se está dirigindo. A Volkswagen também deu um passo à frente e se posicionou sobre o assunto de uma forma bem criativa. Com a participação de Mini, do canal NikkiTutorials do YouTube, a empresa construiu um vídeo viral incrível conscientizando mulheres sobre os perigos de fazer a maquiagem enquanto dirige. Vídeo aqui.
São ações extremamente simples, mas que não são tão inocentes assim. Portanto, se você precisar dividir sua atenção entre o volante e alguma outra coisa, priorize a segurança e escolha parar o veículo por um instante.
 
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Rastreadores!
Estamos no Twitter também: Ituran Rastreadores!
Ituran – Sempre com você

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar