Aprenda a usar o cinto de segurança

Aprenda a usar o cinto de segurança

Você sabia que existe um jeito certo de colocar o cinto de segurança? Por mais que a informação pareça sem sentido, existe sim, uma maneira correta de usar o equipamento. Muitos passageiros ao embarcar no carro não fazem uso do cinto, por acharem que o uso se deve somente ao motorista. Confira no Blog da Ituran:

Você precisa alinhar a sua postura

Em primeiro lugar é essencial que você mantenha uma postura correta. O que significa isso? Bem, é preciso sentar com os quadris e com as costas posicionados firmemente contra a parte de trás do assento. Do contrário, seu corpo certamente deslizará, e em caso de acidentes você poderá se machucar. Além disso, evite cobrir os bancos com capas, uma vez que seu efeito escorregadio pode contribuir com o acidente.


Ajustada a postura, agora é o momento de colocar o cinto de segurança.

Para que a segurança seja efetiva, segure e puxe a “língua” do cinto, lembre-se de verificar se a correia não está torcida. Insira a correia do cinto de segurança na parte da fivela, e quando ouvir o “click” estará tudo certo.

Em seguida, puxe a porção de cintas da fivela para o ombro levemente para longe do seu corpo, logo, solte-a. Essa prática ajuda a eliminar qualquer folga no cinto de segurança.

Não deixe de ajustar a altura do apoio para a cabeça. Assim suas têmporas vão ficar posicionadas no centro do apoio para a cabeça.

Como colocar cinto de segurança em grávidas e crianças

Nas grávidas, o cinto de ombro deve ser centrado na clavícula. O cinto de segurança deve ser colocado de modo que evite a pressão no estômago da mulher. O correto é apertar o cinto o mais baixo possível, ou seja, abaixo da barriga da mulher grávida. Lembrando que se o carro possuir airbags, estes devem ser desativados.

Lembre-se sempre de colocar o cinto de segurança primeiro nas crianças.

Já as crianças ficam mais seguras quando a parte de trás do assento infantil é ajustada de modo que o ombro passe entre a base do pescoço da criança e a borda do ombro. Verifique se a porção inferior do cinto transpassa os braços em ambos os lados do assento.

O que não fazer na hora de usar o cinto de segurança?

  • Não prenda o cinto com presilhas, pregadores, entre outros;
  • Jamais torça o cinto;
  • Evite inclinar o banco para trás de forma exagerada;
  • Ajuste o cinto abaixo da cintura, e não na região da barriga.

Embora seja uma tarefa não muito praticada, o ato de colocar o cinto de segurança corretamente trará mais segurança para você e para aqueles que viajam no seu carro. Antes de dar partida no carro, certifique-se de que todos os viajantes estão com os cintos devidamente ajustados. Respeite as leis de trânsito e zele pela vida!

Ajude-nos a divulgar esse conteúdo compartilhando-o em suas redes sociais. Dessa forma, mais pessoas ficam informadas sobre assunto, podendo promover um trânsito melhor para a população.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar