Dicas de como fazer baliza de forma rápida e segura

A imagem mostra uma tela de auxílio para realizar baliza
Como fazer baliza de maneira rápida? Veja o artigo!

A baliza é uma manobra temida não somente pelos novos condutores e por quem ainda está em processo para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Mas, mesmo aqueles mais experientes e que sabem como fazer baliza, podem sofrer na hora de estacionar o carro.

No Brasil, o processo para se tornar um condutor habilitado é extenso. São exigidas 20 horas/aulas teóricas e 45 horas/aulas sobre a prática da direção. Depois de tudo isso (e de passar pelo pagamento de taxas e pelos exames médicos), ainda será necessário passar pelas provas, tanto a teórica quanto a prática.

No exame prático fazer uma baliza é um dos procedimentos obrigatórios. Geralmente, o candidato tem até três chances de fazer a baliza corretamente. Se não conseguir, será reprovado no exame e terá que prestar uma nova prova outra vez.

Sabendo que fazer baliza gera medo e dúvidas, fizemos este artigo com algumas dicas de como estacionar entre dois carros de forma perfeita. Confira!

Passo a passo de como fazer baliza

Quem está começando o processo de habilitação pode confundir balizas com outras formas de estacionar. No entanto, o termo se refere apenas à manobra de estacionar (de ré) entre dois veículos ou entre dois objetos, num espaço bastante reduzido.

No dia a dia, essa prática acaba sendo muito comum, já que a disputa por vagas em estacionamentos é cada vez mais acirrada, sabendo que o número de veículos cresce significativamente no Brasil.

Como fazer baliza?

Dirigir bem é uma habilidade adquirida, sobretudo, com a prática. No caso das balizas, conhecer algumas técnicas podem simplificar e muito o processo. Por isso, fizemos um passo a passo  de como fazer baliza sem maiores problemas.

1. Alinhando o carro para fazer a baliza

Para começar uma baliza, alinhe o carro entre dois veículos que estão estacionados ao meio fio e de forma que sua posição fique paralela ao veículo da frente. Deixe o carro próximo ao veículo de referencia à frente para ter mais segurança quando iniciar o movimento com o volante.

Esse passo inicial é muito importante, já que dele dependem todos os passos seguintes. É fundamental lembrar-se de acionar a seta do veículo, indicando, para os outros condutores qual o lado da vaga você irá estacionar o carro.

2. Verifique os retrovisores para realizar a baliza

O truque do retrovisor é o de que os retrovisores de ambos os veículos se alinham entre si para estacionar o carro e realizar a baliza. Quando estiverem bem próximos e lado a lado, é hora de mover um pouco o seu carro para frente.

O próximo procedimento a ser feito é girar todo o volante no sentido da vaga, ou seja, do espaço no qual você pretende estacioná-lo, seja do lado esquerdo ou lado direito. Em outras palavras, se você quer estacionar o seu carro do lado direito da via, o volante deve ser girado para a direita. Simples, não é?

3. Como entrar na vaga para finalizar a baliza?

Será preciso engatar a marcha à ré para iniciar a manobra, movendo o veículo para trás (apenas um pouco). O seu carro deve estar posicionado de um modo que o farol dianteiro esteja paralelo à traseira do carro que está estacionado em frente. Cuidado para não virar o volante todo.

Para saber se você está bem posicionado para concluir a baliza, identifique se pode enxergar, pelo retrovisor da direita, o farol dianteiro do carro na vaga que está estacionado atrás. Se você o ver é porque o seu carro está na posição ideal para estacionar o veículo.

Agora é hora de girar completamente o volante do seu carro para o lado oposto e mover o seu veículo em marcha à ré até que ele, de fato, entre na vaga. Depois disso, é só deslizar sutilmente o seu carro, ajustando à vaga. É importante lembrar que a distância ideal entre um carro e outro deve ser de aproximadamente 20 centímetros.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar