Bateria de Carro: Você sabe qual a melhor opção para seu veículo?

Bateria de Carro: Você sabe qual a melhor opção para seu veículo?

Diversas perguntas envolvem o universo da bateria de carro: qual será a hora correta de fazer a manutenção da bateria? Devo realizar a substituição deste dispositivo que fundamental para o funcionamento de veículo? Qual a bateria ideal para o meu carro? 

Escolher a bateria certa para o seu carro pode parecer uma tarefa simples, mas não é totalmente verdade. Existem tantas especificações técnicas, tamanhos e diferentes marcas no mercado, que podem lhe causar muitas dúvidas e por isso é necessária uma pesquisa cuidadosa, sobre a opção mais adequada para evitar perdas e segurança. 

Bateria de Carro: Você sabe qual a melhor opção para seu veículo?
Bateria de Carro: Você sabe qual a melhor opção para seu veículo?

Como é feita a bateria de carro? 

Para compreendermos o princípio de funcionamento da bateria de carro, precisamos entender que o eletrodo positivo é feito de dióxido de chumbo e o eletrodo negativo é chumbo poroso.  

Dito isso, quando uma carga, seja uma iluminação ou motor de partida são conectados por meio de uma bateria, a corrente flui do terminal negativo para o terminal positivo, por meio da carga externa. Isso faz com que a bateria descarregue uma corrente de energia, fazendo com que a composição química dos dois eletrodos se transforme em sulfato de chumbo.  

No entanto, a bateria pode ser carregada por meio dela, a partir de uma fonte de alimentação externa, mais ou menos como um alternador, gerador ou unidade de carregamento. Como resultado, o sulfato de chumbo é convertido e devolvido ao dióxido de chumbo original e ao material poroso de chumbo.  

À medida que a bateria é carregada, a eletricidade decompõe -hidrolisa- a água do eletrólito nos elementos constituintes do hidrogênio e do oxigênio e a libera como gás. É por isso que a bateria usa água durante o carregamento. 

Qual bateria de carro é a ideal para seu veículo? 

A partir de 2013 a bateria de carro começou a ser comercializada aqui no Brasil já com o selo Inmetro. Isso significa que diversas marcas foram testadas e enquadradas dentro de um processo de normatização e diversas medições são feitas para verificar se a bateria cumpre o que promete no rótulo. 

Sabendo que sua composição não mudará e que uma marca pode ser convertida em outra, precisamos pensar que cada modelo de carro tem necessidades diferentes e requerem baterias com tamanhos e características específicas. 

Por exemplo, se você tiver várias versões de um modelo de carro com diferentes motores e pacotes de itens, como as versões 1.0, 1.6 e 1.8, é fundamental entender a especificidade de cada uma delas, pois isso impacta diretamente na compatibilidade da bateria com o veículo. 

Se o carro é equipado com componentes elétricos, como ar condicionado, vidros elétricos e travas, sistema de som com alarme, faróis auxiliares e limpador de vidros traseiros, isso significa que ele requer uma carga de energia maior. 

Além disso, se você instalar uma bateria direcionada para um carro 1.0 básico em um carro com motor 1.8, pode ter certeza de que haverá um problema. O principal motivo é que a bateria não consegue produzir energia suficiente para dar a partida e manter o motor ligado e consequentemente, o funcionamento correto de todos os componentes elétricos. 

Quais os cuidados ideais que deve se ter com a bateria de carro? 

O ideal é sempre manter a revisão em dia. Os carros atualmente, são projetados cada vez mais com tecnologias de alta performance e o acompanhamento para identificar se cada sistema do veículo está trabalhando da maneira correta é imprescindível. 

A bateria de carro pode apresentar alguns sinais de que sua vida útil está chegando ao fim, antes mesmo de acontecer alguma falha. São cenários como por exemplo, os dois polos apresentarem alguma oxidação, um problema na partida do motor ou até carro não pega de vez.  

Hoje em dia, baterias de carro costumam ter uma vida útil de 2 a 3 anos, quase todas dispensam manutenção, são conhecidas como baterias seladas e alguns especialistas em elétrica automobilística a consideram muito melhores que as tradicionais. 

Entendendo as siglas na etiqueta da bateria de carro: 

Uma dica importante é você checar no manual do carro quais são as características técnicas da bateria dele. Essa informação vem estampada na embalagem ou na etiqueta colada no corpo da bateria. Elas são identificadas pelas siglas AH, CCA e RC. Saber especificações técnicas da bateria de carro, ajudam a prevenir falhas por má instalação e também projetor quando será necessário realizar a manutenção do dispositivo ou até mesmo a sua troca. 

  • AH: Essa sigla quer dizer Ampère-Hora. É a medida da capacidade de armazenamento elétrico que a bateria de carro é capaz de proporcionar. 
  • CCA: Essa sigla significa Cold Cranking Amps ou seja, Ampères de Arranque a Frio ou Corrente de Arranque a Frio. Trata-se de uma quantidade de corrente que uma bateria pode fornecer a uma temperatura de -9c. 
  • RC: Essa sigla representa a capacidade. Ela determina o tempo em minutos que a bateria plenamente carregada pode fornecer 25 Ampères até uma tensão final de 10,5 voltes. 

Pensando em instalar a sua própria bateria de carro? Veja essa dica: 

Se você mesmo for instalar a bateria de carro, mas estiver na dúvida, procure um mecânico de confiança, pois existem carros mais modernos que são equipados com sensores e sistemas elétricos que dependem de uma parametrização no comando principal e isso pode desconfigurar alguns componentes. 

Outro ponto importante para se prestar a atenção é com a posição correta dos polos da bateria. Se os polos forem invertidos durante a instalação existe o risco muito grande de fechar um curto-circuito e danificar vários componentes do carro e podendo ocasionar um incêndio. Tome cuidado. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam se beneficiar destas orientações. Comente abaixo o que achou, deixe sugestões e continue nos acompanhando para mais informações úteis. 

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar