Botão Start Stop e Sistema Start Stop: Qual a diferença? 

Tanto o Botão Start Stop, quanto o Sistema Start Stop já se faz presente em muitos veículos no Brasil. Porém, você sabe qual a diferença entre essas tecnologias? 

Geralmente, quando escutamos falar sobre elas ou quando iniciamos uma conversa sobre esse tema, as pessoas, em sua grande maioria confundem ambos os termos, e não entendem como funciona um e como funciona outro. Por isso que, aqui nesse artigo, você saberá tudo sobre essas duas tecnologias, as principais diferença entre elas e para que servem. Leia e confira! 

O começo de tudo: O que significa Start – Stop? 

Start Stop: O que significa?

Antes de darmos início ao papo sobre qual a principal diferença entre o Botão Start Stop e o Sistema Start Stop, falaremos sobre a tradução literal dessas duas palavras em inglês.  

Start: Começar  

Stop: Parar  

Claro, você pode estar se perguntando: mas porque preciso saber disso? E eu respondo: Essa é a base dessas duas tecnologias. Ambas partem do mesmo princípio, a função de começar e parar. Porém, uma é para dar a partida, e a outra tem como principal vantagem a economia de combustível. Agora que sabemos a origem do nome, vamos entender sobre cada uma delas. 

Botão Start Stop: Entenda! 

O Botão Start Stop é um botão que substitui a chave de ignição, permitindo que o motorista dê a partida no carro sem utilizar a chave. Geralmente, esses botões são encontrados ao lado do volante, porém, em alguns modelos você pode encontrá-lo ao lado da alavanca de câmbio. 

Os Botão Start Stop é tão conhecidos que algumas pessoas chegam a comprar o botão separado do carro para ser instalado posteriormente – embora essa adaptação não seja recomendada. É importante entender do assunto para saber mais sobre o funcionamento do sistema e suas vantagens! Muitos carros atualmente estão equipados com um Botão Start Stop de partida remota. Esse mecanismo permite que o motorista dê partida e desligue o carro sem precisar inserir a chave na ignição. E pode estar presente em carros com câmbio manual e automático. 

É importante saber que se o carro já vem com esse botão, com a sua chave de presença você pode destravar o veículo por controle, ou em alguns modelos ao colocar a mão na maçaneta o carro é destravado por identificar que você está com a chave de presença. 

Sistema Start Stop: Entenda! 

O Sistema Start Stop, liga e desliga automaticamente o motor do carro quando o carro está parado, e o liga novamente assim que o motorista deseja mover o veículo. O sistema foi projetado para reduzir o consumo de combustível. Além disso, é projetado para reduzir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera. 

O Start Stop é baseado no tradicional sistema start-start, mas com algumas alterações. Em sua primeira revisão, ganhou um motor de partida melhorado e mais durável, uma unidade de controle eletrônico que controla o sistema e detecta quando o motor do carro precisa ser ligado ou desligado. Além disso, possui um sistema de gerenciamento do estado de carga da bateria e uma bateria mais forte capaz de mais tempos de partida. A principal função do sistema Start Stop é reduzir o consumo de combustível e a descarga de poluentes no ar. Os engenheiros dizem que o sistema pode economizar até 10% no consumo de combustível em média. 

Gostou do conteúdo?

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar