Carros automáticos são seguros?

cambio-automatico
O carro com câmbio automático, por muito tempo, foi considerado artigo de luxo. Hoje em dia, esse modelo deixou de ser exclusividade dos carros mais sofisticados e passou a entrar nos modelos mais acessíveis. Muitas pessoas ficam na dúvida se um carro automático é realmente seguro, pois ficam com medo e achando que com o câmbio manual terá mais controle sobre o carro. Enquanto no câmbio manual as marchas variam de 1ª a 5ª e Ré, no câmbio automático elas aparecem em siglas, como: P, D, N, M. Confira essas e outras diferenças entre o câmbio manual e o automático e veja se ele é realmente o mais seguro para você.

Câmbio manual

Os carros com câmbio manual são melhores em ultrapassagens, além de possuir peças para reposição em oferta. Apesar disso, esse modelo de câmbio exige mais do condutor, como por exemplo, em grandes congestionamentos, onde você vai, necessariamente, ter que ficar com a perna esquerda na embreagem, isso pode se tornar muito cansativo. Esse tipo de câmbio é mais ideal para pessoas que morem em lugares onde não há muito congestionamento.

Câmbio automático

Já os carros com câmbio automático possuem uma maior durabilidade, ou seja, você não vai se preocupar em ter que trocar alguma peça, ele é mais confortável para se usar na cidade e em viagens, além de ser mais seguro. Porém, vale lembrar, que sua manutenção é mais cara, porém como você vai fazer a manutenção esporadicamente, ele acaba se tornando mais vantajoso que o câmbio manual.
Algumas pessoas, assim que trocam o câmbio manual para o automático, podem sofrer pequenos acidentes ou descuidos no trânsito, por causa dos pedais. Enquanto o câmbio manual possui 3 pedais, o automático possui apenas 2, acelerador e freio.
O segredo para não acontecer esses descuidos no trânsito é sempre, ao iniciar uma manobra, com o carro automático, é utilizar somente o pé direito, soltando-o gradativamente do freio e, somente após isso, utilizar o mesmo pé para acelerar aos poucos. Na prática, o grande diferencial é a ausência da embreagem. Ou seja, com um carro automático você não precisará usar mais o pé esquerdo.
Entenda os comandos do câmbio automático:
P – Park: para estacionar. Bloqueia as rodas de tração.
R – Reverse: marcha à ré.
N – Neutral: neutro, o popular ponto morto.
D – Drive: para andar com o veículo para a frente.
4-3-2-1 (L): posições que podem ser usadas em subidas e descidas íngremes, evitando que o carro mude as marchas constantemente.
Agora que você entendeu as diferenças entre os modelos e viu que além de mais prático, o carro com câmbio automático é mais seguro, é só escolher o modelo do seu próximo carro. Se você ficou com alguma dúvida, basta deixar seu comentário aqui, que nossa equipe vai ter o prazer de responder.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar