Carros Mais Econômicos: Entenda a Etiquetagem de Consumo de Combustível no Brasil

Os apaixonados por automóveis já devem ter observado que existem diversas categorias de classificação veicular no Brasil, por exemplo, carros que são mais econômicos no quesito consumo de combustível, de acordo com algumas exigências do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e pelo CONPET (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural).

carros-mais-economicos

Como Funciona o Programa

O PBEV não é obrigatório, portanto, somente fábricas dispostas a inserir seus veículos nos testes oferecem esse tipo de avaliação. A tabela de consultas da CONPET, que pode ser acessada nesse link, conta com informações relacionadas à emissão de gases poluentes (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio), emissão de CO2 (gás do efeito estufa) e quilometragem por litro.

Unindo todos os dados é possível ter uma boa noção dos veículos listados que consomem menos combustível.

Classificações

Além das classificações do PBEV, que organizam os veículos de A a E – sendo “A” a categoria dos mais econômicos e a categoria “E” a que mais consome – existem outras possíveis qualificações oferecidas pelo projeto. O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), por exemplo, oferece de uma a três estrelas para classificar a emissão dos gases poluentes mencionados acima. Nesse caso, a lógica é invertida: três estrelas para os automóveis que emitem menos, uma para os que poluem mais.

Carros Mais Econômicos

Atualmente, participam do programa os veículos brasileiros de marcas associadas à Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores). Abaixo, confira uma lista de três veículos que oferecem economia máxima ao motorista:

Volkswagen Up!

volkswagen-up

Todas as versões que vem com o motor 1.0 de 3 cilindros e câmbio manual levam a nota máxima na classificação da PBEV. Quando abastecido com etanol, esse modelo roda, em média, 9,2 km por litro de combustível na cidade, e 10,2 km/l na estrada. Com gasolina as médias aumentam, respectivamente, para 13,5 km/ e 14,6 km/l.

Renault Clio

renault-clio

Possui motor 1.0 de 4 cilindros e câmbio manual. Na versão com ar condicionado, esse carro consegue fazer, com etanol, 9,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada. No caso de ser abastecido com gasolina, os números passam para 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). Já as versões sem ar condicionado conseguem ser ainda mais potentes: 9,5 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol, enquanto que, com gasolina, chegam a 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada).

Ford Ka

ford-ka

Conhecido dos brasileiros por ser um carro compacto e econômico, o Ford Ka também está presente na lista da PBEV. A versão com motor 1.0 de 3 cilindros faz, segundo o Inmetro, 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, quando utiliza apenas álcool. Ao abastecer com gasolina, as médias ficam em 13,0, para trechos urbanos, e 15,1 km/l, ao rodar na estrada.

Gostou das dicas? Use essas e outras informações bacanas para escolher o carro dos seus sonhos com mais segurança ainda!

Imagens: Blog das Locadoras, New Autocar HD, Conexão Automotiva

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar