Carros usados: vale a pena comprar?

Antes de comprar um carro, é preciso coletar informações sobre valores, marcas, e atributos do veículo. Além disso, o preço que é um fator extremamente importante, deve ser levado em consideração no momento da compra. Segundo dados obtidos pelo site “Gazeta do povo” é possível entender que a crise econômica é uma das grandes responsáveis pela queda do setor automotivo.

Mesmo com a falta de dinheiro, o brasileiro ainda sente a necessidade de adquirir um automóvel. Para solucionar esse impasse, eis que existe a possibilidade de comprar os carros usados. Mas antes da compra, você deve observar alguns detalhes importantes. É primordial não ter pressa para fazer isso. Pesquise com bastante calma, visite muitas concessionárias, compare preços e, além disso, analise quais benefícios o carro têm para lhe oferecer e se realmente suprem as suas necessidades.

O que preciso avaliar para a compra de carros usados?

Os modelos são diversos e as ofertas enchem os olhos dos consumidores, por isso é essencial escolher com bastante cautela. O ideal é listar quais características o automóvel usado deve possuir. Além disso, coloque como prioridade a disponibilidade financeira que você tem no momento. Para certificar que a pintura está em perfeito estado, analise o carro no sol, já que fica mais fácil notar qualquer imperfeição. Outra dica de ouro consiste em observar os pedais, quanto mais desgastados, maior a rodagem do carro.

Faça o teste: Ligue o carro e se demorar para funcionar, saiba que o motor pode estar com problemas. Para averiguar possíveis falhas e direcionar o melhor modelo, é imprescindível levar um mecânico de sua confiança no momento da compra. Essas são as primeiras impressões e, mesmo que superficiais, já podem passar muitas informações importantes para quem precisa comprar um carro usado.

Avaliando o veículo usado

Os usados são sem dúvida mais baratos do que os novos e seminovos. Mas é importante ficar atento, já que os carros antigos demais podem não ser um bom investimento, por conta do desgaste das peças, lataria, estofado, pintura e demais itens.  Lembre-se de pesquisar também o custo de manutenção do usado que você vai escolher.
O modelo do carro também faz diferença na hora da negociação, já que alguns não têm peças para reposição que possam ser facilmente encontradas. Qual a finalidade do carro? Você vai utilizá-lo para viagens, ou somente para circular na cidade? Essas perguntas ajudam você a escolher o modelo que melhor se adequa às suas necessidades.

Além dessas questões já apontadas, não se esqueça de avaliar o consumo do combustível que o veículo usado pode gastar. É importante checar a iluminação, faróis, limpador de para-brisa entre outros acessórios. Evite modelos com difícil revenda ou que necessite de manutenções caras. Os carros importados geralmente apresentam essas peculiaridades. A cor é também um fator chave, já que carros nas cores prata e preto são mais fáceis de serem revendidos futuramente.
Para quem deseja comprar um carro sem ter que gastar muito, pode sim apostar nos usados. Siga as nossas dicas para se direcionar melhor quanto à sua escolha. Aproveite a presença do mecânico para tirar todas as suas dúvidas com o proprietário do carro usado e boa sorte na sua aquisição!
Você sabe qual a vida útil de um carro? Confira a postagem que nós do Blog da Ituran preparamos especialmente para você: Vida útil de um carro. Quer ficar por dentro de mais novidades? Além do blog, você pode nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar