Saiba Mais Sobre a Carteira de Motorista

A Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como CNH ou carteira de motorista, é o documento oficial do Brasil, que comprova a aptidão de um motorista para conduzir um veículo. O órgão responsável por emitir esse documento é o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), enquanto o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) é responsável pelos exames que medem a aptidão ou não de um condutor.

Como obter a CNH

Como Obter Uma Carteira de Motorista?

Em primeiro lugar, o cidadão deve cumprir com os seguintes requisitos: ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir RG e CPF. Com o “ok” em todas essas exigências, é hora de dirigir-se ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), para a realização do cadastro biométrico, em seguida, deve-se fazer os exames médicos e psicotécnicos exigidos pelo órgão – a lista de clínicas autorizadas está disponível no site do Detran da sua cidade.

É só depois da aprovação nos exames que o futuro motorista pode buscar um Centro de Formação de Condutores (CFC), onde irá fazer as aulas teóricas e práticas. Ao fim das aulas, chega a vez do famoso “teste prático”, realizado no Detran. Com a aprovação, você receberá sua habilitação, caso contrário, poderá tentar novamente após 15 dias.

Quais São as Categorias de Habilitação?

Categoria A – Motos;

Categoria B – Carros;

Categoria C – Caminhões;

Categoria D – Ônibus e vans (com passageiros);

Categoria E – Veículos com unidades acopladas.

A primeira habilitação só é permitida nas categorias A e/ou B. As categorias C e D exigem um ano de experiência e a E dois anos. Além de experiência, o avance para novas categorias exige mais horas de aula em um CFC.

Quando renovar a carteira de motorista?

Quando Renovar a CNH?

Em primeiro momento, o motorista recebe uma carteira provisória, que tem validade de 1 ano. Se durante esse período não houverem multas graves ou mais de 4 pontos na carteira,  ele irá receber a CNH definitiva, com 4 anos de validade. Após esse período, deverá renovar a carteira a cada 5 anos até que o condutor tenha 65 anos. A partir daí, a frequência passa a ser de 3 em 3 anos.

Para saber mais sobre os pontos da carteira e como eles funcionam, não deixe de clicar aqui, para conferir um conteúdo criado pela equipe Ituran, exclusivamente, sobre esse tema.

Imagens: Clodoaldo Correa e Gallery Hip.

Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Brasil!
Estamos no Twitter também: Ituran Brasil!
Ituran – Sempre com você

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar