Check list para viajar seguro pelas estradas

Para onde será a sua próxima viagem? Seja um destino bate e volta ou em alguma viagem mais longa, saiba que é muito importante se preparar e checar alguns itens de segurança do seu caminhão antes de pegar a estrada, afim de fazer uma viagem mais tranquila e segura. Por isso, nós da Ituran, separamos um checklist de itens que você precisa verificar antes de pegar a estrada.
Pneus
Antes de sair pelas estradas do Brasil, é fundamental que você cheque a pressão de todos os pneus do caminhão, isso inclui o estepe, pois nunca sabemos quando um pneu vai furar.
Rodas
Caso você encontre algum amassado nas rodas, é bom fazer o reparo antes de pegar a estrada.
Chave de roda, triângulo e macaco
Esse trio não pode ficar de fora da sua viagem, caso você precise fazer algum ajuste durante a viagem é importante sinalizar a sua parada para os outros motoristas.
Balanceamento e suspensão
É fundamental que seu caminhão esteja com o alinhamento e balanceamento em dia, isso ajuda a não ter nenhuma falha durante a viagem.
Sistema elétrico
Antes de sair, confira se toda a parte elétrica do caminhão está funcionando perfeitamente, como os faróis, lanternas e pisca alerta.
Vidros e retrovisores limpos
Quer evitar que a sujeira atrapalhe sua visão nas estradas, principalmente em viagens noturnas? Cuide para que esses vidros estejam sempre limpos.
Ignição
Verifique molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas e a correia dentada do motor, além dos rolamentos. Todos esses itens ajudam a você ter uma viagem mais segura e tranquila pelas estradas do Brasil.
Grande parte das multas aplicadas pela Polícia Rodoviária poderia ser evitada se os profissionais realizassem pequenas vistorias no veículo antes de partir. Sendo assim, salve esse checklist e sempre confira os itens que mencionamos antes de você pegar a estrada. Caso tenha ficado com alguma dúvida, é só deixar um comentário que nossa equipe vai ter o prazer de responder.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar