CNH vencida: em quanto tempo posso renovar?

CNH vencida

Que é necessário realizar a renovação das CNHs vencidas, isso já é de de conhecimento de todos. Porém, a partir do dia 1 de janeiro o prazo para as renovações das CNHs reverte para 30 dias após o vencimento do documento. Este prazo foi prorrogado nos últimos dois anos devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Isso significa que, de acordo com as regras de trânsito brasileiras, os motoristas têm 30 dias após o vencimento para continuar dirigindo e regularizar a situação. Lembre-se, a CNH vencida não podem ser usadas para dirigir após 30 dias, mas podem ser renovadas a qualquer momento.

CNH vencida: Qual o prazo de validade?

  • Condutores de até 50 anos de idade: CNH vencida após 10 anos;
  • Condutores entre 50 e 70 anos: CNH vencida após 5 anos;
  • Condutores acima de 70 anos: CNH vencida após 3 anos.

No documento é possível ver a data de vencimento da habilitação, e após esse vencimento o condutor tem 30 dias para solicitar a renovação junto ao Detran de seu estado.

Se perder esse prazo e dirigir, está cometendo uma infração gravíssima e será multado em R$ 293,47, mais 7 pontos pelo prontuário, apreender o veículo até ser apresentado por motorista habilitado e recolher a CNH.

Entenda a prorrogação de prazos da CNH vencida.

CNH vencida
Qual o limite de tempo para dirigir com a CNH vencida?

A pandemia provocada pela Covid-19 paralisou alguns prazos dos sistemas e processos das zonas de trânsito. Isso inclui a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Posto isto, esta extensão estendeu-se à Permissão para Conduzir (PPD) e à Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Devido às paralisações ocorridas em 2020 e 2021, alguns estados ainda mantêm prorrogações para 2022 devido à demanda acumulada no período.

Entenda o que pode acontecer caso você esteja com sua CNH vencida. 

Para quem perde o prazo de renovação da CNH, a consequência é que o motorista não pode dirigir com a CNH vencida por mais de 30 dias. Porém, diferentemente do que muitos falam, não há multa administrativa para quem perder o prazo de renovação da CNH (se não dirigir, claro). Além disso, o motorista não perderá a CNH.

É importante saber que a notícia de que a habilitação será cassada não é verdadeira. E nem o condutor é obrigado a refazer os exames médicos, psicotécnicos, legislativos e práticos veiculares, os mesmos utilizados para obtenção da Carteira de Habilitação (PPD).

Gostou do conteúdo?

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar