Mobilidade: 3 Atitudes para apoiar o Dia Mundial sem Carro!

Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem Carro se comemora em 22 de setembro e essa é uma data para que possamos repensar sobre os impactos que usar automóveis diariamente causam no meio ambiente. 

Homem indo para o trabalho de bicicleta no Dia Mundial sem Carro.
Ir de bicicleta é uma ótima alternativa no Dia Mundial sem Carro.

Qual a importância do Dia Mundial sem Carro? 

A cada dia que passa a poluição do ar tem aumentado consideravelmente, causando diversos impactos na saúde tanto dos brasileiros quando do mundo. No Brasil, as mortes por conta da má qualidade do ar, aumentaram em torno de 14% em 10 anos, segundo o Ministério da Saúde.

Os gases emitidos pelos automóveis contribuem para esse tipo de poluição, por esse motivo, afim de apresentar uma um recurso que de alguma maneira ajude a diminuir esses impactos, a França em 1997 criou o Dia Mundial sem Carro, apontando para os indivíduos uma oportunidade de rever suas atitudes individuais referente a locomoção nas cidades.

Como apoiar o Dia Mundial sem Carro? 

Sabemos que os automóveis são grandes facilitadores da locomoção urbana, porém, em contrapartida trazem diversos problemas. A poluição é uma dessas adversidades, e grande parte dela se dá por conta do consumo desenfreado de combustível que, consequentemente, produz mais poluentes para a atmosfera, principalmente o gás carbônico (CO2). Este gás é considerado por muitos cientistas como um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e o agravamento do aquecimento global.

Veja, a seguir, como apoiar o Dia Mundial sem Carro:

  • Use transporte público: Mesmo o ônibus sendo movido a diesel, ele possui a capacidade de levar mais pessoas e assim economizar, em teoria, a gasolina que todas essas pessoas gastaria em seus veículos. Também existe a opção de trem e metrô, e se no seu trajeto essas são opções viáveis, melhor ainda, por serem transportes movidos a eletricidade o seu impacto é bem menor. E é válido lembrar que no momento atual que estamos vivendo, não esqueça de usar a sua máscara e o seu álcool em gel para higienizar bem as mãos quando necessário.
  • Andar de bicicleta: diversas cidades já oferecem ciclovias para que as pessoas que se locomovem de bicicleta tenha um local mais seguro para circular. Por conta dessa facilidade a ida e volta ao trabalho de bike fica muito mais tranquila. Atualmente, também é possível encontrar empresas que incentivam essa forma de locomoção, liberando espaços para estacionar sua bicicleta e até vestiário para tomar banho, caso queira, depois da pedalada.
  • Faça mais coisas a pé: sabemos que a opção ir para o trabalho á pé não é viável para todos, porém, ir aos locais no seu próprio bairro como no mercado e na padaria, não é só possível como também mais saudável. Esses trajetos curtos que muitas vezes pegamos o carro para fazer apenas por comodidade, com certeza farão diferença na soma total do meio ambiente. Além de ser uma delícia poder parar e tomar um sorvete sem ter que pensar em fazer uma baliza para estacionar, não é mesmo?

Conseguir visualizar todas as alternativas para a mobilidade urbana, e enxergar que elas vão muito além do congestionamento diário entre os carros, e saber que além de tudo isso pode ajudar as próximas gerações.

Use esse dia para pensar!

Sabemos que o carro se tornou uma parte importante da vida de muitas pessoas, tanto que uma boa parte da população nem quer pensar sobre passar um dia sem seu automóvel. Visto que, as cidades cresceram, tornaram-se grandes industriais, logo a distância entre um lugar e outro também aumentou.

Porém, que tal aproveitar o Dia Mundial sem Carro para refletir e repensar os impactos que a sua maneira de locomoção causa no meio ambiente e tentar encontrar novas soluções para se deslocar pela cidade?! Cuidar do futuro também é nosso dever, nós da Ituran apoiamos essa ação.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar