Como economizar combustível? Veja essas 5 dicas!

Quando pensamos em economizar combustível, geralmente a primeira coisa que vem na nossa cabeça é: Qual o posto que está mais barato? Porém, a economia de combustível vai muito além da escolher o posto mais barato, é preciso estar atento em alguns fatores para que a diferença aconteça no seu bolso. Pensando nisso, separamos 5 dicas que irão te ajudar a alcançar esse objetivo!

Porque economizar combustível?

O combustível aumentou, e agora?

Está piorando quando os motoristas precisam abastecer seus carros, caminhões ou vans em postos de gasolina. Os preços dos combustíveis subiram para seus níveis mais altos nos últimos meses.

Os números da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) mostram o quanto o preço da gasolina, do etanol, da gasolina e do diesel vai subir só em 2021. Confira o quanto esses preços aumentaram:

  • Gasolina – 46%;
  • Etanol hidratado – 56%;
  • Diesel – 46,8%;
  • Gasolina do motor – 40,1%.

Estes preços continuaram a subir ao longo do último ano, e esta política de aumentos continuará em 2022. Nesta situação preocupante, e se eu precisar usar meu carro para trabalhar, estudar ou até mesmo um fim de semana?

Toda a conjuntura política e econômica está fazendo com que os preços subam, tanto externa quanto internamente. Porém, nem sempre esse conjunto de fatores está sob o controle de um simples “mortal”. Mas nem tudo está perdido!

Veja abaixo 5 dicas infalíveis para que você consiga economizar combustível!

1- Respeite a troca de Marchas

Muitos motoristas não sabem, mas mudar a viagem para o lado errado pode custar combustível.
Alguns carros têm luzes ou outros sistemas que informam aos motoristas qual é o melhor momento para trocar de marcha. Porém, se o seu carro não tiver esse sistema, fique de olho no giro do motor e aprenda a determinar o melhor momento para trocá-lo. Evite também viagens alongadas, pois todo carro tem uma faixa de rotação ideal onde o torque aparecerá mais intenso.

2- Mantenha os pneus sempre calibrados

A manutenção dos pneus é um fator que afeta o desempenho do seu carro. Os pneus podem representar 20% do consumo de combustível devido à resistência ao rolamento.
Mantenha a pressão dos pneus correta e adquira o hábito de calibrar os pneus (incluindo o estepe) pelo menos a cada 15 dias.
Quando os pneus estiverem desalinhados ou mesmo murchos, haverá mais atrito com a pista e o consumo de combustível pode aumentar em até 3%. Parece uma coisa pequena, mas no final do ano faz a diferença.

3- Preste atenção no uso do ar-condicionado

Quem não gosta de dar uma volta em um carro com ar condicionado, não é mesmo? Principalmente naqueles dias de mais calor. Mas o motor perde potência quando este dispositivo é ligado. Em carros com motores mais potentes isso não é sentido, mas em veículos menores o esforço (e o consumo de gasolina) é maior. Portanto, usar o ar condicionado apenas quando necessário também pode economizar combustível.
Na estrada, com equipamentos, os compressores modernos não precisam mais de tanta potência quanto o motor. As janelas fechadas melhoram a aerodinâmica e, assim, reduzem o consumo.

4- Não desacelere com o carro desengatado

Em declives, mantenha o veículo engatado, acelere totalmente e aproveite a potência. É apenas mais uma forma de economizar. Neste caso, não desacelere em ponto morto. Use o freio motor para não perder o controle do veículo e não sobrecarregue o sistema de freios quando necessário.
Portanto, esqueça os neutros. Se quiser economizar combustível, basta colocar o carro na marcha mais alta possível e não pisar no acelerador.

5- Evite carregar muito peso no veículo

Muitas pessoas gostam de ter o porta-malas cheio, principalmente quando viajam longas distâncias ou usam o veículo para trabalhar. No entanto, se você tem o hábito de acumular itens desnecessários no porta-malas ou no carro, saiba que isso pode prejudicar a economia de combustível.
Carros que pesam mais tendem a usar mais combustível para rodar.
A razão é simples: um carro mais pesado requer mais força rotacional do motor, e quanto mais força o motor exerce, mais combustível ele usa.

Boas práticas ajudam a economizar combustível e o preço pesa muito menos no seu bolso.

Em geral, o truque para economizar é abastecer em um posto de gasolina com bom preço, mas cuidado! Você pode ter comprado combustível de qualidade inferior. Assim, em vez de cortar custos, corre o risco de danificar o seu veículo. Portanto, é necessário escolher uma agência confiável para fornecer.

De fato, a maioria das considerações para veículos movidos a etanol e gasolina também se aplica a veículos movidos a diesel. E preste atenção! Deixe o veículo engatar durante a descida. Embora muitos considerem econômico mantê-lo em ponto morto, não é recomendado por questões de segurança. Se for um carro, é recomendável colocá-lo na marcha mais alta, mesmo que não esteja acelerando.

Gostou dessas dicas? Ao colocar tudo isso em prática, você pode diminuir o peso dos preços altos.

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar