Como não afetar a segurança ao rebaixar o carro?

Como não afetar a  segurança ao rebaixar o carro?
Desde maio de 2013, rebaixar o carro é permitido por lei, mas será que é possível fazer isso sem afetar a segurança do seu carro? A paixão por carros tunados e a insatisfação pelas configurações de fábrica levam motoristas a personalizar seus carros, mas o rebaixamento da suspensão é uma das customizações que mais envolve a segurança dos ocupantes.
Rebaixar um veículo não é recomendado pelos fabricantes, já que, além de comprometer o funcionamento dos amortecedores, pneus e carroceria, diminui o conforto durante a condução. Mas porque ele diminui o conforto? Bom, quando se realizam as alterações necessárias para essa customização, o que se faz é abaixar o centro de gravidade, tornando o carro mais esportivo, porém transferindo as irregularidades do piso para quem está dentro dele, ou seja, fica mais duro e menos confortável guia-lo.

E como fazer isso sem prejudicar a segurança do carro?

A primeira dica é fazer isso dentro da lei. Se você possui dúvidas sobre como fazer isso de forma legal, basta acessar nosso post sobre o que é permitido por lei. A segunda dica para realizar esse processo de forma segura seria adquirir kits de molas e amortecedores esportivos específicos para cada modelo de veículo. Apesar de alguns modelos de carros não possuírem versões esportivas desses itens no mercado nacional, esses equipamentos são a melhor opção, pois são projetados pelo fabricante, o que garante que o carro apresente algum conforto e, principalmente, garante maior sobrevida aos demais componentes da suspensão.
Quando se fala em customizar o carro garantindo a segurança é preciso analisar todos os prós e contras de qualquer possível alteração. Além de todos os pontos levantados até agora é importante lembrar que mesmo com o carro legalizado, algumas companhias de seguro não cobrem os sinistros de carros rebaixados.
Você já fez alguma modificação no seu veículo? Se você ainda tem alguma dúvida, deixe seu comentário e teremos prazer em responder!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar