Como transportar corretamente a sua bagagem

Chegou o período mais desejado e aguardado do ano: as férias. Hora de colocar as energias para recarregar, a fim de poder encarar um ano novinho que se inicia. Já que esse é o momento de colocar o pé na estrada, que tal aproveitar as dicas que separamos de como transportar corretamente a sua bagagem? Muitos não sabem, mas transportar bagagens ou objetos de forma inadequada é uma infração grave que pode render multa de R$ 195,23 e menos 05 pontos na carteira. O motivo é simples: tal atitude pode colocar tanto a vida do motorista em risco, quanto a de outros ocupantes do veículo em caso de colisão ou frenagem brusca. Para você não passar nenhum tipo de problemas, o Blog da Ituran selecionou algumas dicas:

bagagem-carro

Distribuição de malas, bolsas e/ou mochilas grandes

A distribuição das bagagens ou bolsas pesadas dentro de um veículo deve ser muito bem calculada. Segundo a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), ao transportar malas pesadas, é fundamental que não haja a presença de passageiros ou cadeira de criança na posição central do banco traseiro.  É recomendável que as bagagens fiquem na parte de baixo do porta-malas, e não sobre o tampão, para não obstruir a visão do motorista. A utilização do bagageiro na capota ou rack exige cuidado redobrado em relação à fixação do acessório.

Distribuição de malas, mochilas e/ou sacolas pequenas

É muito comum encontrarmos, principalmente, nas estradas brasileiras, veículos transportando excesso de malas ou sacolas, além de itens soltos, que obstruem a visão do condutor. Muitas pessoas não tem a mesma preocupação com objetos pequenos, em relação aos objetos grandes, mas saibam que eles podem ser tão perigosos quanto as bagagens pesadas. Em uma colisão, esses itens podem ser arremessados no interior do veículo e causar um sérios danos aos passageiros. Um simples livro ou estojo, por exemplo, pode ser atirado no assoalho próximo aos pedais do motorista, o impedindo de acioná-los. Recomenda-se acomodá-los o máximo possível dentro do porta-malas, ainda que estejam soltos. Não havendo mais possibilidades, utilize organizadores ou suportes que ficam anexados ao banco traseiro. O importante é encaixar as peças nos espaços que podem sobrar no porta-malas, a fim de não obstruir a visão do condutor no vidro traseiro.

Transporte de objetos frágeis

Objetos que tendem a quebrar com facilidade devem conduzidos na parte da frente do veículo e não, no porta-malas. Organize-os em um lugar acessível e seguro e, sobretudo, que não atrapalhe a visão do condutor.

Transporte de bicicletas

As bicicletas podem ser carregadas, atrás do carro, desde que não encubra a placa traseira. Caso o condutor tenha dificuldade de transportá-la na parte traseira, o mais recomendado é que se adquira um suporte apropriado para o transporte de bike e colocá-la em cima do teto do veículo.

Dica importante: vale lembrar que, mesmo sem passageiros no banco traseiro, é bom afivelar os cintos de segurança, pois em caso de colisão, como só há o encosto do banco para segurar as bagagens, ele terá mais condições de resistir à pressão dos objetos.

Esperamos que curtam nossas dicas e aproveitem suas férias. Boa viagem!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar