Consórcio ou financiamento: qual a melhor opção?

Quando surge a ideia de adquirir um veículo mais potente, sempre bate uma dúvida em especial: qual a melhor opção, consórcio ou financiamento? Se você também se pergunta sobre isso, conheça aqui no blog da Ituran algumas dicas e saiba o que pode ficar dentro do seu orçamento.
consórcio ou financiamento 2Sabendo que uma das linhas de créditos mais afetadas com a alta da taxa de juros é a Selic (também conhecida como taxa de financiamento), o que passa a ser mais em conta é justamente o consórcio. Tudo isso por conta do aumento de 1,49% para 1,65% ao mês da empresa. Especialistas no assunto afirmam que mesmo com várias taxas de juros mais modestas no mercado, esse tipo de financiamento está deixando cada vez mais de ser prioridade entre os consumidores ativos. Ainda mais o juro médio dos financiamentos de automóveis, que deve chegar a 1,69% ao mês – um aumento de 13,42% em relação à mínima histórica -, como sugere a Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac).
No parcelamento do consórcio, a taxa final pode ser mais barata, se pensarmos sobre uma dívida de custo total da aquisição. Já no financiamento, a constante cobrança de juros e outros encargos acabam desanimando os compradores. O especialista Miguel José Ribeiro de Oliveira também lembra que, quanto maior o aumento dos juros, maior também será a economia do consórcio se comparado com qualquer tipo de financiamento.
consórcio ou financiamentoFaça simulações
Para ter mais certeza sobre qual escolher, é possível também fazer simulações de financiamentos ou consórcios em determinadas empresas. Em sites de bancos é fácil encontrar uma média das taxas, que giram 1,65% ao mês ou 21,70% ao ano, dados apurados pela Anefac. Dada escolha também dependerá do relacionamento e negociação estabelecida entre cliente e banco – este pode ofertar outras vantagens relacionadas ao consórcio ou financiamento.
Outra dica é procurar vantagens em várias instituições. Pesquisar nunca é demais e, dessa forma, você poderá encontrar diferenças nos serviços prestados perante custo-benefício sobre o financiamento. A comodidade e acesso ao bem desejado também precisa ser muito bem pensado na hora de decidir. Vale lembrar também que consórcios são voltados para pessoas que não têm pressa em adquirir o bem, por conta do contemplamento da carta de crédito inicial. Já o financiamento é imediato, onde você pode usufruir do carro adquirido enquanto paga pelo mesmo.
Imagens: ClassEconomia Mundial
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Rastreadores!
Estamos no Twitter também: Ituran Rastreadores!
Ituran – Sempre com você

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar