Consórcio x Financiamento? Descubra qual o melhor serviço para você

Em busca de conforto, quem está comprando um carro novo ou usado, muitas vezes, acaba fazendo maus negócios. A falta de informações sobre a diferença entre financiamento e consórcio, as vantagens e desvantagens de cada serviço e como cada um atende às suas necessidades, podem transformar um sonho em pesadelo.
financiamento-ou-consorcio
A primeira coisa que uma pessoa deve lembrar, antes de optar por qualquer uma destas alternativas é que, além dos custos em taxas e parcelas, existem as despesas do automóvel, como combustível, manutenção, seguro, entre outros detalhes, que devem ser incluídos no planejamento.
Basicamente: quem opta por financiamentos, pagará juros à instituição financeira, enquanto quem escolher o consórcio pagará as taxas de administração. Em ambos os casos é importante analisar o custo total efetivo, fazer simulações de compras é sempre muito importante e verificar o custo-benefício dos planos. Vamos ver isso de um panorama maior:

O financiamento:

Neste serviço, o banco “empresta” o dinheiro e paga à vista pelo carro que você escolheu, então você paga uma entrada e depois, mensalmente, parcelas para o banco. O financiamento cobra também juros mensais e outros encargos sob as parcelas.
Para ter noção de quanto você irá pagar por mês, existem ferramentas simuladoras de compras. Além disso, é muito importante analisar e pesquisar as taxas de juros dos bancos.
Uma dica para quem já tem um automóvel é vendê-lo e dar como entrada. As concessionárias possuem planos com taxas bem menores, conforme o valor da entrada e o prazo de pagamento.
A vantagem? É que ao optar por um financiamento você pode pegar o carro quase que imediatamente. Por isso se precisar do carro com urgência, este é o melhor plano.
É importante saber também que o veículo fica em nome do banco e pode ser tomado caso as parcelas não forem pagas.

O consórcio:

Os consórcios costumam ser mais baratos quando se pensa no custo total da aquisição. Neste serviço, um grupo de pessoas pagam parcelas mensais para uma administradora. Quando a soma das parcelas pagas por todos os consorciados alcançam o valor de um carro, um dos participantes é sorteado e leva a carta de crédito. Além disso, quem der o maior lance no mês fica com a carta de crédito sem precisar participar do sorteio.
Neste serviço cobram-se apenas taxa de administração, taxa de reserva, encargos e a correção das parcelas segundo a alta do valor do bem ou um índice oficial de inflação, que no geral costumam ficar mais em conta que as taxas cobradas pelos bancos. E quando o prazo terminar, você pode ficar com o dinheiro em vez de comprar o veículo, se assim desejar.
É mais barato, mas então por que pode não ser tão vantajoso? Bom, tem que se analisar o custo beneficio. Em um consórcio você pode demorar até quatro anos para ser contemplado.
Saiba que assim como no financiamento, até que o consórcio seja quitado, o carro não fica no seu nome, então evite atrasar o pagamento das dívidas.
consorcio-ou-financiamento
Além de escolher o melhor plano, você pode sempre conseguir um bom desconto na hora de comprar um carro novo. Não sabe como? A Ituran separou algumas dicas. Confira!
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Brasil!
Estamos no Twitter também: Ituran Brasil!
Ituran – Sempre com você
 
Imagens: Brasil 247 e Lomography.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar