5 Dicas para Contratar uma Oficina Mecânica

Quando se fala em conserto ou manutenção de veículos, inevitavelmente vem à cabeça um mecânico de confiança. Afinal de contas, histórias de serviços mal executados ou superfaturados rondam os motoristas, que nem sempre contam com uma empresa transparente, fazendo com que observar detalhes durante a procura seja tão importante. Apesar das queixas existirem, achar alguém para executar o serviço não é tão complicado, especialmente depois de conferir estas dicas que a Ituran selecionou para você.

Encontrar oficina mecânica

1 – Recomendações São Bem-Vindas

Pedir recomendações é o caminho mais simples até um bom mecânico. Além de conversar com amigos e familiares, que tal utilizar grupos de redes sociais e fóruns sérios para conferir sugestões? Busque em discussões de compra e venda de veículos as indicações de empresas para modelos específicos do seu veículo – principalmente ao se tratar de um carro antigo.

2 – Oficinas Autorizadas

Muitos motoristas deixam de levar seus veículos em oficinas autorizadas depois que a garantia acaba, mas uma solução é aproveitar o período para avaliar o serviço da mecânica. Se lhe agradar, poderá continuar utilizando, com a vantagem de já conhecer a equipe.

3 – Fique Atento ao Orçamento

O orçamento deve listar os serviços a serem executados e as peças a serem trocadas, apresentando o valor para cada um desses itens. Além de indicar quanto será gasto, esse documento serve como garantia caso a oficina queira cobrar por atividades que não estavam previamente acordadas. Você também pode utilizar o orçamento para comparar empresas, observando o que cada uma pede e o quanto irá cobrar.

Obs.: As oficinas podem ter uma taxa para fazer o orçamento, por isso, antes de pedi-lo confira se existe alguma exigência.

Comparar orçamentos oficina mecânica

4 – Entenda o que Está Sendo Cobrado

Depois de conversar com o responsável e estar com o orçamento em mãos, reserve um tempo para pesquisar e entender mais sobre os problemas levantados; compreender o básico da engenharia do seu carro será útil para essa e outras ocasiões. Caso seja necessário, volte a conversar com o mecânico para esclarecer suas dúvidas.

5 – Garantia Depois do Conserto

Uma vez que seu veículo estiver pronto, certifique-se de que todos os serviços contratados foram executados. O próprio mecânico responsável pode te auxiliar nesse momento. Reparos na funilaria ou aparência devem ser conferidos à luz do dia. Para problemas internos, algumas voltas podem ajudar a identificar se houve solução e, também é importante conferir o estado das peças trocadas.

Uma garantia de 90 dias após a data do serviço protege o consumidor. Para exigir esse direito, caso o problema volte, é necessário apresentar a nota fiscal.

Imagens: Windsor Star e QMechanical

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar