Cuidados com os Pneus Antes de Viajar

pneu-estrada

Com o verão e as férias de final de ano chegando, a maioria das famílias aproveita a época para pegar a estrada, viajar e descansar. Caso tenha esse costume, lembre-se de verificar os pneus de seu carro, para que sua viagem seja mais tranquila e segura.

De todos os itens que precisam passar por revisão antes da viagem, os pneus estão entre os mais importantes. Andar com pneus “carecas”, além de colocar sua vida em perigo, é considerado infração de trânsito. Por isso, os cuidados com esse item são importantes e merecem atenção.

cuidados-pneu

O Que Verificar Antes de Pegar a Estrada

A primeira coisa que deve ser observada é o desgaste do pneu. Para isso, basta checar se ele atingiu ou ultrapassou o limite de 1,6mm de profundidade dos sulcos. Para facilitar a vida do motorista, existe um indicador na banda de rodagem. Este indicador é chamado de Tread Wear Indicator (TWI): Uma saliência de borracha colocada dentro do sulco do pneu. Caso atinja esse limite, a troca deve ser feita antes da viagem.

pneu-twi

O motorista também não pode se esquecer do pneu de estepe – que deve estar em perfeito estado para uso, caso seja necessário a troca em alguma emergência. Embora a maioria dos motoristas saibam, os pneus devem ser calibrados levando em conta o peso que está sendo levado. Um carro sem bagagem e apenas com o motorista pode exigir uma calibragem menor do que um automóvel carregado de malas e cinco passageiros, por exemplo.

Outro item importante para ser verificado, é o balanceamento das rodas e pneus ou alinhamento do veículo. Essa revisão deve ser feita a cada 10.000 kms rodados, na troca ou no conserto do pneu, quando o automóvel sofrer impactos na suspensão ou quando o carro estiver puxando para um lado.

alinhamento-pneu

A durabilidade dos pneus depende de um conjunto de fatores, como o peso que carrega, a pressão do pneu, de como o motorista dirige, da velocidade, regularidade da marcha, de como estão as condições mecânicas do veículo, dentre outros fatores como clima e variação de temperatura. Todos esses itens impossibilitam determinar uma quilometragem específica para a substituição dos pneus, por isso, é importante ficar atento ao limite de segurança de 1,6mm de profundidade dos sulcos.

Além de todos esses cuidados, ter um rastreador e um seguro veicular – como o rastreador Ituran, por exemplo – deixa sua viagem mais tranquila para curtir as férias em família, protegendo o veículo contra roubo e furto, além da assistência técnica 24h para qualquer imprevisto que possa acontecer.

Quais outros cuidados com o seu carro você toma antes de viajar? Conte pra gente!

Imagens: MG Klub, Tirestoo, R7 e Mag Auto Peças

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar