Cuidados que você deve ter com os pneus dos caminhões

 
Muitas pessoas acabam se esquecendo, mas os pneus dos caminhões precisam de cuidados e atenção especial, pois eles são fundamentais para o funcionamento dos caminhões. E são neles, que a maioria dos caminhoneiros pecam na hora dos cuidados. Por isso, nós da Ituran, selecionamos alguns cuidados que você precisa ter com o pneu do caminhão.
O que pode ocorrer quando os pneus estão abaixo do limite:

  • Aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca;
  • O espaço necessário para frenagem aumenta, mesmo em pista seca;
  • Não dão drenagem adequada de água, causando grande instabilidade em pistas molhadas;
  • Aumenta o risco de estouros.

Limite de segurança do pneu
Muitos motoristas não prestam atenção ao limite de segurança para desgastes dos pneus, que é de no máximo 1.6, abaixo disto, ele é considerado um pneu careca e isso oferece vários riscos como aumentar as chances de derrapagens, já que o pneu não consegue mais fazer a drenagem de água de forma adequada.
Manutenção
A manutenção do caminhão como um todo deve ser observada, pois amortecedores e molas, freios, rolamentos e eixo — todos elas têm efeito direto no desgaste das rodas e pneus.
Balanceamento
As rodas desbalanceadas ocasionam em um caminhão com instabilidade e pouca tração, o que faz aumentar o risco de acidentes. Por isso, tenha o balanceamento das rodas do caminhão sempre em dia, isso deve ser feito sempre que surgirem vibrações e, na troca ou conserto do pneu, ou a cada 10.000 km rodados.
Alinhamento
O alinhamento da direção também reflete sobre a vida útil dos pneus. Ele deve ser realizado sempre que o veículo alcançar a quilometragem indicada — geralmente os mesmos 10.000 km, quando os pneus apresentarem desgastes irregulares ou se houver troca de componentes da suspensão.
Esses são alguns dos cuidados que você precisa ter para poder trafegar com segurança pelas estradas do Brasil, porém não se esqueça de fazer também o rodízio dos pneus e sempre usar o pneu adequado para cada tipo de solo. Se você tiver alguma dúvida sobre pneus de caminhões, é só deixar seu comentário que nossa equipe vai ter o prazer de responder você!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar