Cuide do sistema de arrefecimento do carro

O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro na temperatura ideal (de 90°C), retirando o calor do motor (devido as explosões da queima do combustível) e mantendo o propulsor equilibrado. Saiba agora no Blog da Ituran em como manter esse importante sistema funcionando corretamente em seu veículo para que você não fique na mão nessa época de férias e carnaval:
arrefecimento_02_2
Esse sistema é composto por mangueiras, radiador, bomba d’água, vaso de expansão, ventoinha, válvula termostática e um líquido composto metade por água desmineralizada e a outra metade por aditivo a base de etileno glicol.
Independente dos trajetos ou ambientes em temperaturas quentes por onde o motorista circula, o tempo médio para a troca das peças desse sistema é em média de dois anos e meio, exceto o líquido.
No reservatório de água do motor, onde se encontra o líquido, é necessário fazer uma inspeção semanal para manter a temperatura do automóvel controlada. O ideal é que se faça isso pelo menos 10 minutos após desligar o carro, quando o motor já está frio e não há risco de que a água espirre.
É muito importante abastecer o sistema sempre com o líquido correto (aditivo + água desmineralizada), pois água de torneira não possui a mistura com os fluidos específicos e necessários, o que pode danificar o veículo.
Além disso, lembre-se que é normal que o fluido do sistema de arrefecimento fique baixo, porém é necessário completar o reservatório de água do radiador sempre que isso acontecer. Para isso, evite abrir o reservatório (ele é transparente justamente para facilitar a checagem do nível) e leve o veículo em uma oficina, não realize a troca em casa ou em um lugar que você não confie.
É possível saber se existem problemas no sistema quando o marcador de temperatura acende no painel de instrumentos ou quando há outros sinais como: um vazamento de água azulada ou avermelhada no chão, problemas identificados em mangueiras, ou a ventoinha do carro ligando com frequência por muito tempo. Por isso fique atento e mantenha a inspeção de seu veículo sempre em dia.
Aproveite as dicas do Blog da Ituran, cuide de seu carro e fique mais tranquilo e seguro no dia a dia!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar