Limpar o carro: Dicas de como manter a limpeza em dia!

Como limpar o carro?

Todo motorista sabe que é extremamente importante limpar o carro com regularidade, tanto por dentro quando por fora.  

Existem muitos fatores que podem comprometer a pintura do veículo. O sol é um dos fatores mais preponderantes na degradação da pintura automotiva, colaborando com o aparecimento de manchas e possíveis queimaduras no veículo. Mas lembre-se: manter a pintura bonita, com aspecto de nova, é possível com algumas dicas simples. 

Como limpar o carro sem manchas e riscos? 

Existe muitas dúvidas de como limpar o carro sem manchas e riscos, e para isso algumas dicas e produtos são fundamentais, veja abaixo como fazer isso com mais tranquilidade: 

Lavagem do Veículo 

Uma etapa muito importante para a preservação da pintura automotiva é a lavagem, pois, quando feita da maneira errada, torna-se um dos itens que podem danificar o veículo. Uma lavagem bem feita garante um carro limpo e sem riscos na lataria. 

Quando for limpar o carro não lave o seu automóvel com detergente de cozinha ou sabão em pó, pois eles podem danificar a pintura – utilize sempre shampoos próprios para linha automotiva. A lavagem também deve ser feita à sombra. Além de manter seu carro limpo, ela ajuda a proteger o veículo da chuva e do sereno. 

Cera Automotiva 

A cera mantém a pintura do carro protegida contra danos de raios UV; dejetos de pássaros; contaminações industriais; entre outros. Além disso, a cera automotiva garante uma superfície protegida, com mais brilho, impermeabilidade e facilidade nas próximas limpezas, já que a sujeira não fixa diretamente na pintura. 

A durabilidade da cera depende da qualidade, do modo como veículo é lavado e da exposição ao sol, chuva, contaminações e etc. É recomendado reaplicar a cera automotiva de 3 a 6 meses após a primeira aplicação. 

Manutenção 

Existe um produto conhecido como “manutenção”, que costuma ser de fácil aplicação e não remove a camada protetora de alta durabilidade (cera automotiva) já aplicada: Somente adiciona mais proteção, brilho e impermeabilidade a pintura automotiva. 

Deve ser aplicado após cada lavagem, já com o veículo seco. O produto utilizado nesta etapa deve ser isento de solventes e abrasivos. 

Dicas Extras 

  • Ao abastecer o carro, verifique se não há respingos de gasolina próximo ao bocal de combustível, pois isso pode manchar a lataria. 
  • Caso o veículo fique parado por alguns dias, cubra-o com uma capa para evitar exposição solar, poeira, vento e chuva. 
  • Se possível, faça uma cristalização – aplicação de uma espécie de cera cristalizadora – feita através de máquina próprias para isso. 

Estas são dicas para manter a pintura de seu veículo sempre protegida! 

Como manter o carro sempre impecável? 

Ter um carro é muito mais do que apenas abastecer, é preciso de outros cuidados que, com o tempo, vai ajudar a manter a mantê-lo mais valorizado se tiver a intenção de vender ele depois. Por isso, nós da Ituran, separamos algumas dicas do que você precisa fazer para limpar o carro e mante-lo sempre bem cuidado. 

Ter um carro é muito mais do que apenas abastecer, é preciso de outros cuidados que, com o tempo, vai ajudar a manter a mantê-lo mais valorizado se tiver a intenção de vender ele depois. Por isso, nós da Ituran, separamos algumas dicas do que você precisa fazer para limpar o carro e mantê-lo sempre bem cuidado. 

  • Volta da praia: Você costuma lavar o seu carro quando volta da praia? Acredito que não, e não se preocupe, você não está sozinho. A maioria não tem o costume de limpar o carro depois da praia, mas este é um cuidado que precisamos começar a ter, pois o sal acelera a oxidação (ferrugem) nas peças que não possuem tratamento anticorrosivo. 
  • Consertando pequenos amassados:  Se o carro estiver amassado, conserte o mais rápido possível. Isso é importante porque permitirá que pequenos reparos não se acumulem, pois, a ferrugem começará a cobrir a área amassada e os custos de reparo podem ser maiores. 
  • Evitando manchas: Não tem nada mais chato do que limpar o carro, estacionar na rua e quando você chega ao seu carro, ele está com alguma sujeira, não é mesmo? Por isso, quando for estacionar na rua, lembre-se de deixar seu veículo longe de árvores, pois até mesmo os frutos de uma árvore quando caem na lataria do carro, pode ocasionar em manchas, e algumas delas são bem difíceis de sair. Caso aconteça com seu carro, lave a lataria logo que chegar em casa para evitar corrosão. 
  • Capas nem sempre protegem:  Capas plásticas não combinam com umidade nem poeira. Para cobrir um carro é necessário que o material esteja totalmente limpo e seco. Dê preferência para capas forradas por dentro e com grande ventilação. 
  • Parte interna: Quando for limpar o interior do carro, utilize aspirador portátil, dando atenção especial aos cantos e partes internas das portas. Retire os tapetes de borracha e lave com bucha e sabão. 
  • Cuidado com o lava-rápido:  Vá a lava-rápidos que sejam de confiança, e que tomem os devidos cuidados para não riscar o veículo durante o serviço. 
  • Priorize a manutenção do carro: Mantenha a revisão e manutenção do carro sempre em dia. Verifique óleo e pneus. Lembre-se que pneus calibrados contribuem para o prolongamento da vida útil de cada um deles. 

Seguindo essas dicas, você vai conseguir manter seu carro sempre impecável sem prejudicar o seu orçamento. Se você ficou com alguma dúvida é só deixar seu comentário nesse post! 

Como limpar a parte interna do carro?

Como limpar o estofamento do carro? 

Quem tem carro sabe o quão é custoso mantê-lo limpo, ainda mais quando você trabalha o dia inteiro com ele. Não manter a limpeza dentro do veículo dentro do período de 7 dias pode causar um grande prejuízo para a saúde dos motoristas. Confira abaixo dicas que você mesmo pode fazer nos finais de semanas para deixar o seu carro com a limpeza em dia: 

  • Os carpetes devem ser lavados com produtos que combatam as bactérias e germes, assim você evita de criar nenhum tipo de mofo ou fungo; 
  • A limpeza dos bancos deve ser com sabão neutro. Se o seu banco for de couro, você pode passar um creme de pele para hidratar; 
  • Não esqueça de quando limpar o carro, realizar a limpeza das portas com atenção, pois os vestígios das sujeiras ficam dentro dos painéis; 
  • É de extrema importância fazer limpeza do chão do carro, use o shampoo biodegradável. Nesse caso, também é relevante esperar secar 100% antes de utilizar, assim evita quaisquer desgastes ou ferrugens na lataria. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam se beneficiar destas orientações. Comente abaixo o que achou, deixe sugestões e continue nos acompanhando para mais informações úteis. 

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do instagramfacebook e twitter

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar