Segurança no trânsito: como se prevenir da abordagem de assaltantes

segurança no transito

Infelizmente, assaltos a motoristas estão cada vez mais frequentes. Seja em grandes ou pequenas cidades, os ladrões de carros têm investido em novas abordagens, a fim de assustar proprietários descuidados. Diante dessa realidade, é importante seguir um comportamento preventivo, a fim de preservar a sua segurança no trânsito. Confira algumas dicas!

Adesivos e objetos de valor

Apesar de ser uma prática popular, a fixação de adesivos em carros deve ser evitada. Isso porque eles podem servir como indício para mostrar sua situação financeira, lugares mais frequentados, familiares próximos, entre outras informações pessoais que, preferencialmente, não devem ser divulgadas.

Outro cuidado importante é não deixar bolsas, pastas e objetos de valor sobre bancos ou porta luva. A presença de itens valiosos ou, simplesmente, que despertem a atenção de quem passa, também pode atrair bandidos. Além disso, o porta luvas é o primeiro lugar onde os bandidos procuram objetos que possam ter algum valor.

Vidros e portas

Com o objetivo de barrar possíveis assaltos relâmpagos, dirija com os vidros fechados (especialmente em regiões mais perigosas e muito movimentadas. Ainda nesse sentido, mantenha as portas trancadas. O cuidado vale para qualquer ocasião, mas deve ser reforçado à noite e durante paradas em semáforos. Além disso, ao se aproximar do sinal, diminua a velocidade gradativamente, para não ter que ficar totalmente parado por muito tempo.

Vigilância redobrada

Sozinho ou acompanhado, é fundamental permanecer alerta no volante. Evite distrações e ao chegar em seu local de destino, sempre observe a presença de pessoas suspeitas nas proximidades, antes de descer do carro.

Em casos mais graves, como em situações em que seu carro esteja sendo seguido, busque auxílio em lugares mais movimentados ou, até mesmo, postos policiais.

Documentos e chaves

Documentos e chaves são dois itens que nunca devem ser deixados dentro do automóvel, mesmo quando houver outras pessoas no veículo. Aliás, de preferência, não permaneça no carro com ele estacionado, especialmente, se for em locais pouco movimentados.

Estacionamentos

Ao buscar seu carro no estacionamento, caso note a presença suspeita de alguém, não hesite em voltar, esperar alguns minutos e, só depois, retornar para buscá-lo.

Quando houver problemas com pneus ou qualquer outra parte do veículo, o ideal é buscar logo ajuda profissional. Nunca recorra à ajuda de estranhos, principalmente, se estiver parado em vias públicas ou estacionamentos.

Dessa forma, será possível dirigir mais tranquilamente e garantir a segurança no trânsito, não só a você, mas à sua família também.

Ituran – Sempre com você

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar