Dicas para Dirigir com Cuidado na Chuva

Dirigir com o tempo seco, ensolarado e limpo já tem dificuldades, mas o perigo duplica quando começa a chover. Na chuva o asfalto fica escorregadio e o tempo escurece, aumentando os riscos de acidentes de trânsito.
Dirigir-na-Chuva
Veja abaixo algumas dicas de segurança para dirigir com segurança na chuva:
Cheque os pneus e limpadores de para-brisa. A revisão antecipada de freios e iluminação ajuda a prevenir acidentes. Não insista em usar seu veículo se ele apresentar algum problema mecânico ou elétrico, mesmo que pareça simples.
Use sempre o farol baixo aceso.Assim seu veículo fica mais visível. Quando você liga os faróis, luzes vermelhas também se acenderão na parte traseira do veículo, e elas, em caso de chuva, são de extrema importância para evitar colisões.
Preste atenção com as travessias de pedestres.Evite atropelamentos, dirija com a velocidade moderada, sobretudo, em locais onde há sinais visíveis da possibilidade de travessia de pedestres.
Mantenha uma distância segura entre veículos em movimento torna-se ainda mais importante. Não deixe seu veículo a poucos metros do que trafega à sua frente, a distância deve permitir que o motorista veja ao longe, garantindo o tempo certo para os procedimentos necessários enquanto dirige.
Evite vias alagadas, elas podem esconder obstáculos que causam acidentes. O excesso de água pode reduzir o desempenho do sistema de freios, causar a parada do motor e até danificá-lo. Confira aqui mesmo no Blog Ituran o que fazer em casos de enchente.
Se estiver chovendo muito forte, encoste seu veículo em um lugar seguro, ou coloque no acostamento, mas não deixe sobre a via e mantenha a calma.
Desembaçar os vidros: Se o para-brisa embaçar, diminua a temperatura interna do veículo. Ligue o ar condicionado ou o ventilador e, caso não resolva, deixe os vidros com uma pequena abertura para que o ar circule.
Ultrapassagens: avanços de sinais dão causas a muitos acidentes graves. Desse modo, e não ultrapasse, pois essa manobra sempre exige muita atenção do condutor, sob chuva ela deve ser evitada e só realizada quando necessárias e seguras.
Se caso você for motociclistaclique aqui e confira as dicas especiais para andar de moto na chuva.
 Já conhece a nossa página no Facebook?
Acesse e curta Ituran Brasil!
Estamos no Twitter também: Ituran Brasil!
Ituran – Sempre com você

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar