Dicas para ajustar o retrovisor e evitar pontos cegos

como-ajustar-espelho-retrovisor-evitar-ponto-cego
Os espelhos retrovisores são importantes itens de segurança, pois ajudam os motoristas a visualizar objetos que o campo de visão natural não seria capaz. Esses espelhos, além de serem obrigatórios, ajudam a evitar acidentes graves, em especial durante ultrapassagens e conversões, uma vez que o motorista tem dificuldades para visualizar se há outro veículo ou pedestre na pista.
É possível evitar problemas com uma boa regulagem dos retrovisores. Sendo assim, a Ituran elaborou 4 dicas para ajustar o espelho retrovisor e evitar os pontos cegos. Confira abaixo quais são elas:

Postura

Antes de arrumar os espelhos é importante que o motorista tenha uma postura correta para conduzir o veículo. Lembre-se das aulas da autoescola e posicione seu corpo com as costas bem apoiadas no encosto do banco, seus pés precisam alcançar o fundo do pedal e seus punhos devem alcançar a parte superior do volante sem que seus braços precisem ficar esticados para isso.

Retrovisor Interno

Depois de se sentar corretamente, devemos acertar o retrovisor interno ou central. Para isso é simples, esse retrovisor deve exibir um panorama de todo o vidro traseiro. Além disso, ele deve estar posicionado para que não seja necessário levantar ou abaixar muito a cabeça para conseguir ter uma boa perspectiva do que está ocorrendo atrás do veículo.

Retrovisor externo

O retrovisor externo é um importante item de segurança e mesmo um pequeno ajuste pode garantir alguns metros a mais de visão traseira. A maioria dos motoristas regula esse espelho para visualizar uma parte da lateral do carro, mas se você deixar sua regulagem um pouco mais aberta irá conseguir mais visão da via e menos pontos cegos.

Espelho Convexo

Alguns carros possuem sensores que alertam quando algum veículo está fora do ângulo de visão, mas o espelho convexo é uma solução mais barata para isso. Basicamente, ele é um segundo retrovisor que cobre os ângulos que escapam do retrovisor externo padrão. Porém é preciso ficar atento: esse tipo de espelho altera percepção de distância, fazendo com que objetos e outros carros pareçam estar mais longe do que realmente estão.
O que você achou das nossas dicas para acabar evitar pontos cegos? Se você ainda possui alguma dúvida sobre como ajustar seu retrovisor e ficar livre dos pontos cegos é só deixar um comentário e iremos responder com prazer.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar