Dicas para aumentar a vida útil do seu carro

Dicas para aumentar a vida útil do seu carro
Os cuidados para aumentar a vida útil do carro são tão simples quanto dirigir. Tudo que você precisa é ter atenção à manutenção e na hora de conduzir o carro. Da revisão periódica ao alinhamento e balanceamento, veja 7 dicas simples para aumentar a vida útil do seu carro e que farão a diferença na longevidade do seu veículo.

Faça as revisões periódicas

Para manter seu veículo em bom estado é essencial fazer as revisões periódicas. Além da segurança e durabilidade, fazer a manutenção de itens como freios, embreagem, pneus e outras partes que sofrem maior desgaste no dia a dia reduz o consumo de combustível e evita a surpresa de algum problema mais sério.

Calibre os pneus quinzenalmente

Você deve calibrar os pneus pelo menos a cada 15 dias, pois se eles estiverem com a pressão incorreta o carro perde estabilidade, o consumo de gasolina aumenta e, o que é pior, aumenta a distância de frenagem. Além disso, o pneu com pressão inadequada sofre desgaste excessivo, reduzindo assim sua vida útil.

Fique atento a gasolina

Como já falamos no post sobre os hábitos que prejudicam sua segurança, você deve evitar ao máximo andar com o carro na reserva para não gerar desgastes desnecessários na bomba de combustível. Além disso, a baixa qualidade do combustível e os resíduos que se acumulam no fundo podem danificar o motor, sendo necessária até mesmo sua troca completa.

Saiba a hora certa de usar os freios

Outro hábito que prejudica seu carro é a direção agressiva. Muitos motoristas executam freadas bruscas sem necessidade ou utilizam o freio em momentos onde o correto seria reduzir a marcha para ajudar na diminuição da velocidade. Em ambos os casos, essas práticas causam o desgaste do sistema de freios, do motor e aumentam o consumo de combustível.

Mude velhos hábitos com a embreagem

Coisas muito comuns como segurar o carro em subidas, dirigir com o pé em seu pedal ou mesmo trocar a marcha no momento errado geram desgaste prematuro no sistema de embreagem. Mudar velhos hábitos pode evitar que você tenha de trocar todo o sistema de embreagem.

Nunca de tranco no seu carro

Muitos dizem que essa prática é prejudicial apenas a carros com injeção eletrônica, mas a verdade é que ela deve ser evitada em todos. Algumas vezes pode não acontecer nenhum problema, mas a correia dentada e outros itens podem ser danificados, já que eles receberão uma “pancada” não planejada.

Mantenha seu carro alinhado e balanceado

Manter seu carro alinhado e balanceado irá permitir que você tenha uma direção mais confortável além de evitar o desgaste prematura em partes como o volante, nas rodas, no piso, pneu e suspensão. Não é possível estabelecer uma quilometragem exata desses serviços, pois vários fatores podem provocar alterações na regulagem da suspensão, portanto, sempre que você notar alguma alteração na direção do veículo é importante procurar um especialista para fazer a verificação.
Você já praticava alguma dessas dicas que aumentam a vida útil do carro? Se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário e teremos prazer em responder!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar