Dicas para dirigir em terrenos diferentes

Os caminhoneiros mais experientes sabem, dirigir em terrenos diferentes exige cuidados e atenção especial.  Em estradas com muitas curvas, por exemplo, é necessário baixar a velocidade e evitar freadas bruscas. É preciso atenção também em estradas de terra, asfalto e paralelepípedos. Confira como dirigir em diferentes terrenos.
Estradas de terra
Ao dirigir um caminhão em estradas de terra você precisa avaliar o local e a tração do veículo, pois quanto mais solta for a terra, menos aderência e menor capacidade de tração terá o caminhão. Se for fazer algum carregamento nesses trajetos, confira se as condições do local estão compatíveis com a tração do caminhão.
Rodovias com muitas curvas
As rodovias com muitas curvas, podem ocasionar em capotamento dos caminhões, caso o motorista não esteja apto para dirigir nessas estradas. Portanto a velocidade deve ser baixa, em torno de 20 km abaixo do recomendado nas placas da via.  A carga que você leva também influencia e deixa mais perigoso o trajeto, caso você esteja levando uma carga móvel, não esqueça que o cuidado deve ser ainda maior, pois ela pode se mover e fazer peso no lado oposto, facilitando o tombamento.
Na lama
A maior preocupação dos caminhoneiros é dirigir na lama, pois o caminhão pode atolar. Para dirigir nesse tipo de terreno, você primeiro precisa verificar se a lama está escondendo algum buraco ou alguma pedra que pode danificar seu pneu, se a carga estiver muito pesada, ainda, redobre o cuidado e diminua a velocidade, para não derrapar nem atolar.
Paralelepípedo
Os terrenos com Paralelepípedo costumam ser os mais escorregadios, por isso, diminua sempre a velocidade ao passar por esses locais, principalmente se for em uma descida. O importante é ter sempre atenção e dirigir com cautela, para evitar acidentes e maiores problemas.
É sempre bom ter cuidado e cautela em qualquer tipo de terreno que você for passar, esses são alguns dos terrenos que você precisa redobrar a atenção. Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar neste post, que nós da Ituran, temos o prazer de responder.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar