Confira 8 dicas de segurança para dirigir em dias de chuva

Dirigir com o tempo bom, seco e limpo já tem suas dificuldades – mas essa complexidade duplica quando começa a chover. Quando isso acontece, o tempo escurece e o asfalto fica mais escorregadio, aumentando o risco de acidentes de trânsito. Você já conhece o Ituran Safety, que auxilia no desempenho do motorista monitorando suas ações. Mas alguns itens dependem mais do motorista que dos acessórios. Por isso, veja dicas do Ituran para dirigir com segurança em dias de chuva:

Como dirigir na chuva.

8 Dicas para dirigir com segurança em dias chuvosos:

Veja as dicas para dirigir na chuva com segurança:

1. Sempre reduza a velocidade

Esta é a melhor forma de prevenção, e por isso o tópico mais importante e vem em primeiro lugar. Geralmente, as poças formadas por desníveis no asfalto acumulam água, causando aquaplanagem. Portanto, é melhor que seu veículo esteja devagar quando os pneus perderem o contanto com o solo. Sem mencionar o fato de que frear em baixa velocidade é mais fácil que em alta, principalmente com chuva.

2. Independente se há chuva ou não, mantenha sempre o farol baixo ligado

Quando o farol baixo está ligado, as luzes de posição também estão, tornando o seu veículo mais visível. Além disso, a luz alta pode causar o efeito contrário, ofuscando os obstáculos à frente.

3. Procure andar sempre com pneus em bom estado

Os pneus mais novos possuem uma alta aderência com o solo, o que facilita a realização de manobras e frenagem, tanto no asfalto quanto na lama. A chance de o carro derrapar ou atolar com um pneu careca é muito maior.

4. Limpadores de para-brisa com a borracha em bom estado possuem melhor eficiência

Além disso, eles puxam uma quantidade maior de água. Os limpadores que estiverem com a borracha seca dificultam a visibilidade do condutor e podem riscar o para-brisa do veículo.

5. Manter distância do veículo dianteiro é muito importante

Isso evita o freado brusco e possíveis acidentes. Com uma distância maior, você consegue ver claramente qual será o movimento do veículo e poderá prever eventuais ocorrências.

6. Fique atento à visibilidade

Quando o volume de chuva é muito grande, a água cobre inteiramente o para-brisa do carro, deixando o condutor sem nenhuma visibilidade. Jamais trafegue sob essas condições. Oriente-se pela linha de bordo, estacione o veículo no acostamento e espere até que o tempo permita seguir viagem.

7. Evite circular por vias alagadas

É comum, nas grandes cidades, ocorrer inundação em algumas ruas e avenidas. Evite circular por essas vias sob essas condições, pois a pista pode esconder obstáculos. Além disso, se a água estiver acima da metade da altura da roda, seu veículo corre risco de sofrer uma pane mecânica.

8. O condutor é a condição adversa mais perigosa

Cabe somente a ele manter o veículo em bom estado e dirigir atentamente. Portanto, redobre a atenção, cuide com os pedestres, não utilize telefones celulares, som alto ou qualquer outro dispositivo que desconcentre e, principalmente, diminua a velocidade.

Se você é motociclistaclique aqui e confira as dicas especiais para andar de moto na chuva.

Segurança em primeiro lugar!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar