Dicas para fazer uma baliza perfeita

 
A baliza, apesar de ser uma manobra relativamente simples, aterroriza desde motoristas iniciantes até alguns com muita experiência ao volante. Muitos só aprendem essa manobra para a prova do Detran, mas depois evitam estacionar o carro em vagas que exijam fazê-la. Pensando em tudo isso, vamos dar algumas dicas simples para você não precisar mais sofrer na hora de estacionar o carro em uma vaga.
Você já deve estar cansado de escutar isso das pessoas, mas para estacionar um carro basta realizar os seguintes passos:
1) Para começar uma baliza, basta posicionar seu carro lado a lado com o carro da frente, mas com seu retrovisor suavemente mais à frente. A dica é deixar o eixo traseiro do seu carro alinhado com o para-choque do carro ao lado. Depois disso, vire todo o volante para o lado da calçada, engate a ré e movimente o carro.
2) Entre de ré na vaga até que o seu farol dianteiro fique alinhado com o para-choque traseiro do carro da frente. Também é necessário enxergar de seu retrovisor esquerdo o farol direito do carro de trás, se isso estiver ocorrendo, estamos no caminho certo.
3) Vire todo o volante no sentido contrário. Ao fazer isso, a parte da frente do carro desliza e encaixa na vaga. Então, é só ajeitar o carro.
Parabéns, se você realizou esses três passos, então acaba de executar uma baliza com perfeição. Algumas vagas são mais difíceis e apertadas que outras, então você ainda pode ter um pouco de esforço para alinhar o carro corretamente na vaga, mas não tenha pressa, o importante é estacionar corretamente e em segurança.

Bom, se você ainda acha complicado fazer uma baliza vamos a demonstração prática. No vídeo abaixo, César Urnhani, apresentador do programa Auto Esporte, ensina a fazer uma baliza em um dos episódios do programa.
Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer baliza? Então deixe seu comentário e teremos prazer em responder!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar