Dicas para quem vai pegar a estrada pela primeira vez

estrada-primeira-vez
Dirigir na estrada realmente exige maior atenção e concentração do motorista. Mesmo os mais experientes sentem essa diferença. Existem vários pontos que fazem dirigir na estrada ser mais complexo como a maior velocidade dos carros, sinalizações esparsas e os diversos obstáculos que podem surgir de maneira inesperada como pedestres ou veículos acidentados.
Antes de qualquer dica, se é a primeira vez que você dirigirá na estrada, é importante estar atento a dois pontos: a manutenção preventiva deve estar em dia para ter certeza que seu veículo está em plenas condições e se tudo está certo com o seguro auto para caso seja necessário algum suporte na estrada. Agora confira nossas dicas para quem vai pegar a estrada pela primeira vez:

Vá acompanhado de um motorista com mais experiência

É possível que você fique nervoso na sua primeira vez na estrada como motorista, por isso ter alguém mais experiente aliviará essa tensão, além de ser uma opção para dirigir o veículo caso você fique cansado.

Segurança em primeiro lugar

Reforce os cuidados com segurança: use o cinto de segurança e exija que todos os passageiros também usem, nunca dirija com sono ou exausto, não ingira álcool e respeite a sinalização e, principalmente, os limites de velocidade da estrada.

Mantenha distância

É importante manter uma boa distância do veículo à frente, sobretudo nos dias de chuva. Se um motorista estiver muito próximo da traseira do seu carro ou estiver piscando o farol, prática conhecida como “dar farol”, mantenha a velocidade e abra passagem para a ultrapassagem.

Cuidado com as curvas

Nunca desacelere durante a curva, isso causa grandes riscos de perda do controle do automóvel pelo condutor. O ideal é frear antes da entrada e manter a velocidade até terminar de completa-la.

Evite manobras arriscadas

A não ser que seja necessário, não faça ultrapassagens logo em sua primeira viagem. Em estradas, elas são mais rápidas e perigosas que na cidade. Pegue um pouco de experiência até se sentir seguro para fazer esse tipo de manobra. E não esqueça: ultrapassagens devem ser sempre feitas pela esquerda, nunca pela direita ou pelo acostamento.
O que você achou das nossas dicas para quem vai pegar a estrada pela primeira vez? Se você ainda possui alguma dúvida sobre segurança na estrada deixe um comentário e iremos responder com prazer.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar