Revisão do carro: Quando é o momento ideal?

Assim como nós, o carro também precisa de certos cuidados. Entretanto, nem todos os proprietários dão a devida atenção para tal necessidade. A revisão do carro, por exemplo, deve ser realizada a cada seis meses, anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados com o veículo. Porém, é importante ressaltar que a manutenção varia muito de modelo para modelo e das condições em que o veículo se encontra.

Muitos proprietários nem imaginam, mas a revisão do carro pode e deve ser realizada após o término da garantia. Em algumas situações, é possível fazer o serviço com um mecânico de confiança, que o proprietário do carro venha a ter. Assim, a revisão pode ter um custo mais acessível do que feita em uma concessionária, por exemplo. Além disso, não existirá mais vínculo algum de contrato que possa ser quebrado em relação à garantia.

Já para aqueles que acabaram de comprar um carro novo, devem redobrar a atenção a respeito das revisões obrigatórias. Dessa forma o automóvel não perde a garantia de fábrica. Aproveite também para fazer a revisão, caso o carro fique por muito tempo parado.

Revisão do carro!
A revisão do carro é de extrema importância!

Dicas Sobre a Revisão do Carro

  • Motor: Ninguém quer ter problemas com o motor do carro no meio do trânsito, não é mesmo? Além de trazer grandes dores de cabeça, a falta de revisão do carro pode comprometer o trânsito e também causar acidentes. Além disso é preciso estar sempre alerta, uma vez que esse é o item mais importante do carro. Verifique se há vazamento de fluidos, como o liquido do arrefecimento e o óleo do motor.
  • Parte Elétrica: No momento em que a revisão do carro estiver sendo feita, é extremamente importante que o sistema elétrico seja observado com cautela. É ideal que a cada seis meses seja realizada uma avaliação da bateria e do alternador. É importante lembrar sempre que a falta de revisão pode causar vários problemas com no seu carro. Fique atento!
  • Freios: Não podemos nos esquecer da importância dos freios. Além de ajudar a evitar acidentes, os freios mantém os viajantes do carro mais seguros. Esse item é indispensável, uma vez que dirigir com os freios em más condições pode colocar a vida de todos em risco. Mantenha esse equipamento sempre em perfeitas condições. Faça revisões quantas vezes achar necessário. Não economize em nada, quando o assunto se tratar dos “freios”. Atenção para: Luz de freio na traseira, óleo do freio, disco de freio, pastilha e freio de mão.
  • Pneus: Os pneus são itens extremamente importantes e, por isso, devem ser checados sempre que possível. Os pneus não podem ser esquecidos, no momento da revisão do carro, já que são sua sustentação. Quando estiverem carecas ou furados, devem ser substituídos imediatamente. Aproveite para checar o câmbio, os espelhos, faróis, limpadores de para-brisas, radiador, entre outros componentes do carro. Além de todas essas dicas, é imprescindível contratar um mecânico de sua confiança para que ele possa executar um serviço de qualidade. Comente nosso post e nos diga qual a periodicidade que você faz as revisões no seu carro!

A Importância da Revisão do Carro

A manutenção é uma das principais preocupações de quem tem carro. Afinal de contas, toda a lista de peças que compõem o automóvel começa a se desgastar desde o momento em que sai da fábrica e passa a ser utilizada nas ruas e estradas. A melhor maneira de garantir o bom funcionamento e a vida útil do veículo é justamente através dos processos de revisão.

Com intuito informativo, nós do Blog da Ituran preparamos um material que ressalta a importância da revisão automotiva. Confira e tire suas dúvidas:

Para que serve a revisão automotiva?

Podemos destacar a revisão automotiva como uma prática periódica para avaliar o desgaste de diversos setores da manutenção de um carro. Dessa forma, você tem condição de averiguar a situação de uso de peças essenciais para o bom funcionamento do veículo e tomar as ações necessárias, como troca ou manutenção, antes delas quebrarem. Assim, você economiza dinheiro e ainda diminui as possibilidades do carro te deixar na mão.

Quando fazer a revisão automotiva?

O mais indicado é fazer a revisão periodicamente a cada 6 meses ou a cada 10.000 km rodados. A revisão periódica quando feita da maneira correta garante que o carro esteja sempre em condições de pegar a estrada. Caso você tenha alguma dúvida, consulte o manual do carro.

Faça bom uso do seu veículo

A eficácia da revisão do carro depende diretamente do comportamento do motorista ao utilizar o seu carro. A forma como o carro é usado influencia diretamente em como e o quanto as peças se desgastam. A manutenção e a economia começam exatamente com o bom uso do carro, garantindo muito mais segurança e cuidado com o automóvel.

Como Escolher um Mecânico de Confiança para Realizar a Revisão do Carro

Seu carro ou moto foi conquistado com meses de suor e trabalho duro, e um bem dessa importância não deve ser deixado em hipótese alguma aos cuidados de qualquer um.

Se você não sabe identificar um bom profissional para cuidar de seu carro, confira nossas dicas de como escolher um mecânico de confiança:

Organização

Um bom mecânico é sempre bem organizado. Desde o estabelecimento até as roupas que usa. Claro que ele não vai estar 100% limpo, mas isso dá credibilidade tanto ao mecânico quanto à oficina.

Preços transparentes

Não contrate mecânicos que emitem uma nota com apenas o valor do serviço. Peça uma nota fiscal detalhada, com as peças que foram necessárias e a mão de obra, e sempre exija um orçamento prévio para se precaver de sustos na hora de pegar seu automóvel. Peça para que te liguem caso peças e serviços adicionais sejam necessários.

Oratória

Um bom mecânico sempre conhece as peças. Pergunte sobre a função delas, o que vai mudar se forem trocadas, qual o problema nelas e assim por diante. Se ele se recusar a responder, ou gaguejar, corra. Veja se ele consegue traduzir um problema grande e técnico em uma linguagem que você seja capaz de entender.

O mesmo problema várias vezes

Se você está indo e voltando da oficina várias vezes e pelo mesmo motivo, atenção, pois ele pode não estar cuidando do veículo com eficiência, usando peças duvidosas, ou ainda está sem preparo para executar o serviço.

Procure sempre por mecânicos de confiança, não apenas quando precisar, pois na hora da necessidade você contratará o primeiro que aparecer. Pesquise com seus amigos e conhecidos, pois o boca a boca ainda é o melhor tipo de comunicação!

Com o objetivo de garantir a segurança na estrada, existem várias leis que obrigam todos os proprietários de carros a fazerem inspeções em seus veículos, evitando que os mesmos circulem pelas ruas e avenidas com anomalias que podem colocar em risco a vida do condutor ou de terceiros. Entre estas leis encontra-se a RESOLUÇÃO Nº 84, Art.1º, que indica “A aprovação na inspeção de segurança prevista no art. 104 do Código de Trânsito Brasileiro é exigência obrigatória para o licenciamento de veículo automotor.”

Como forma de evitar grandes correções na hora em que a data chegar, saiba aqui, no blog da Ituran, como preparar seu carro para uma inspeção.

A primeira dica e totalmente básica é realizar uma rápida revisão do carro. Neste processo, você poderá avaliar o que está fora de normalidade e assim ficará mais fácil fazer todos os ajustes necessários. Outro ponto bastante importante é checar a qualidade e nível do óleo. Medindo com a vareta, você terá noção se o mesmo deve ser trocado ou apenas preenchido.

A checagem dos freios deve ser feita para identificar possíveis falhas imediatas. A reprovação na inspeção pode se dar por conta das pastilhas gastas ou travamentos na freagem. O mesmo deve ser feito nos pneus: caso ele esteja com pouco relevo, o indicado é a troca imediata. Caso contrário, a calibragem irá ajudar a passar no teste da inspeção.

Os cabos de vela, ponto do veículo e válvulas também podem ser checados no motor do veículo. Já o filtro de óleo, de ar e de combustível, que garantem a limpeza, eficácia e fluidez da parte interna e da combustão do motor, devem ser imediatamente trocados caso apresentem alguma falha, pois são importantíssimos para o resultado da inspeção. O mesmo vale para alguns itens básicos como luzes do carro, espelhos e escovas – determinantes e de fácil identificação para o fiscal que irá analisar a situação do seu veículo.

Para saber mais sobre esses ou outros assuntos fique de olho no nosso blog! E para saber sobre todos os produtos que a Ituran oferece, acesse nosso site e acompanhe a gente no Instagram, Facebook e Twitter.

 

 

 

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar