Conheça a diferença entre direção hidráulica e elétrica e as vantagens de cada uma

Entenda a diferença entre direção hidráulica e elétrica.

Pensando primeiramente no próprio conforto e praticidade, cada vez mais os consumidores querem adquirir veículos que proporcionem simultaneamente esses dois fatores. Na hora de dirigir não é diferente. Com as longas horas dentro de um carro, seja para viagens ou para trabalho, é preciso se sentir bem e acomodado no seu veículo.

Levando em consideração a saúde e a segurança, ficar atento ao tipo de direção também se tornou rotina entre os motoristas. Para isso, vamos explicar a diferença entre direção hidráulica e elétrica, através das vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Confira:

Direção hidráulica

Antes chamada de direção assistida, a direção hidráulica se tornou muito conhecida entre os motoristas de caminhões pela década de 70. Hoje, já conhecida por direção hidráulica e bem mais conceituada no mercado automobilístico, tem se tornado cada vez mais popular com o passar dos anos. É composta primordialmente por uma bomba hidráulica, reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão. Sem contar o mecanismo de direção, que facilita os movimentos das rodas dianteiras do veículo.

Vantagens da direção hidráulica

Vantagens: chega a reduzir o esforço do motorista a até 80%, possui baixo custo na manutenção e é altamente recomendada para novos condutores e mulheres – devido ao baixo esforço no volante para curvas e manobras.

Desvantagens da direção hidráulica

Desvantagens: não pode ser colocada posteriormente no veículo, já que a instalação vem direto de fábrica. Além disso, somente especialistas podem resolver problemas específicos, como o vazamento, por exemplo.

Direção elétrica

Diferente da hidráulica, a direção elétrica possui um sistema independente do motor, mas também proporciona maior leveza no volante. Enquanto a hidráulica precisa de várias peças (mangueiras, bombas, entre outras), a elétrica se resume a apenas uma e seu trabalho se dá de acordo com a velocidade do veículo.

Vantagens da direção elétrica

Vantagens: não é prejudicial ao meio ambiente, como os outros tipos de direção e é praticamente livre de manutenções. Favorece a economia de combustível, já que não consome potência direta do motor.

Desvantagens da direção elétrica

Desvantagens: mesmo que raro, quando apresenta algum defeito, a mão de obra possui um custo mais elevado. Possui característica progressiva, ou seja, funciona de acordo com a velocidade do carro.

Vale lembrar também que, além da segurança que o veículo pode proporcionar, a direção defensiva do próprio motorista conta muito para o bom funcionamento do trânsito!


E aí, curtiram as dicas?

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam se beneficiar destas orientações. Comente abaixo o que achou, deixe sugestões e continue nos acompanhando para mais informações úteis. 

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar