Encosto de cabeça: conheça a sua importância

Embora muitos motoristas não deem importância para o encosto de cabeça do carro, ele é um item de segurança tão importante quanto o cinto de segurança. O Contran determinou novos equipamentos de segurança que serão obrigatórios a partir de 2018, entre eles o apoio de cabeça para todos os ocupantes do veículo.
encosto blog
O uso correto do encosto de cabeça é tão importante quanto o cinto de segurança e sua utilidade é maior ainda em casos de colisão traseira”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional. Isso porque em algumas colisões traseiras, é comum ouvirmos que as vítimas tiveram o efeito chicote, isso ocorre porque o impacto de um veículo na traseira de outro projeta à frente os ocupantes do carro que está adiante. Com a batida, o cinto de segurança segura o corpo das pessoas, mas não segura o pescoço e a cabeça. Com isso, a coluna cervical, na região do pescoço, pode projetar-se rapidamente para frente e, logo em seguida, para trás. Mais ou menos como um elástico ou chicote – daí o nome.
Para prevenir essas lesões na coluna cervical, o ideal é que você ajuste o encosto de cabeça corretamente, pois somente ele vai evitar uma movimentação exagerada do pescoço e cabeça. E essa altura deve ser cerca de 3 cm acima da cabeça. Sem esse apoio, a cabeça fica desprotegida, podendo se movimentar para frente e para trás em casa de uma colisão.
Atualmente, os carros que possuem banco traseiro têm cintos de segurança de três pontos e encosto de cabeça somente nas pontas, o assento do meio, geralmente, tem cinto abdominal e não há apoio para a cabeça. Especialistas sugerem nesse caso, que o banco seja utilizado por uma pessoa baixa o suficiente para que sua cabeça não ultrapasse a altura do encosto do banco.
Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de comentar que nós da Ituran iremos responder!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar