Saiba como identificar os tipos de fumaça de escapamento

Já é Já é do conhecimento de todos que o uso do veículo gera, automaticamente, desgastes e problemas no desempenho. Geralmente são identificados por barulhos, rangidos, vazamentos e outros aspectos de fácil percepção – mas alguns problemas podem aparecer de forma sutil como, por exemplo, na fumaça de escapamento.

Identifique as Fumaças que Saem do Escapamento
Como identificar os tipos de fumaça de escapamento?

Um motor em bom estado não apresenta fumaça no decorrer do funcionamento e, quando isso acontece, significa que algo não está operando como deveria. É claro que dias muito frios e o primeiro funcionamento do veículo, após um longo período, pode acarretar em uma fumaça branca que logo desaparece. Veículos a álcool também podem apresentar esse sintoma, já que levam água no combustível.

Diferenciando as Fumaças que saem do Escapamento

Além de notar o gás saindo pelo cano de escape, é necessário identificar a cor da fumaça de escapamento para saber de qual parte do veículo o problema pode ter surgido. Assim, explicamos abaixo um pouco sobre cada um dos tipos de fumaça que podem sair do escapamento:

Fumaça de Escapamento Preta

Essa cor está presente quando há desregulação na injeção eletrônica, que injeta mais combustível que o normal, aumentando o consumo. Sem a mesma quantidade de ar, o sistema de combustão não realiza toda a queima e o excesso do combustível acaba sendo queimado no escapamento aquecido, gerando a fumaça preta. No caso das motos, também pode ser um problema no segmento ou nos pistões.

Fumaça de Escapamento Azul

É causada pela queima de óleo do motor que, em grande quantidade, pode diminuir rapidamente a lubrificação e causar sérios A fumaça azulada do escapamento é causada pela queima de óleo do motor que, em grande quantidade, pode diminuir rapidamente a lubrificação e causar sérios danos. A quebra ou desgaste dos pistões também pode ocasionar na fumaça azulada, que é facilmente confundida com a branca. Confira sempre o nível do óleo e certifique-se de que a cor da fumaça é mesmo superficialmente azulada.

Fumaça de Escapamento Branca

Pode ser a queima do líquido do radiador – arrefecimento. Se alguma junta do motor estiver danificada, o líquido entra na câmara de combustão e sai pelo escape em forma de fumaça branca. Confirme se a fumaça permanecerá por muito tempo ou se é apenas causada por baixas temperaturas.

Solucionando o Problema

Para resolver o problema com fumaça preta, basta efetuar uma limpeza e regulagem do sistema de injeção eletrônica do veículo. Se for uma moto, será necessário realizar a troca das peças. Já a azulada, que é a mais séria, procede-se fazendo reparo nos pistões e retífica no motor. No caso da branca, um reparo na junta danificada resolve o problema.

Em todas as situações, é recomendado buscar um mecânico especializado para que o diagnóstico correto seja realizado e o Em todas as situações em que ocorrer a fumaça de escapamento, é recomendado buscar um mecânico especializado para que o diagnóstico correto seja realizado e o problema resolvido. Também é importante realizar manutenções periódicas para garantir o bom desempenho do veículo.

Quanto antes notar os sintomas e procurar ajuda, menos o seu bolso sofrerá as consequências!

Imagens: Parambu e Vale Auto Peças

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar