6 dicas para evitar furto de veículos em grandes centros

furto de veículos

Não dê oportunidade para os bandidos: conheça 6 dicas de como evitar furto de veículos nos grandes centros urbanos 

O sonho de ter um carro ou moto para ganhar independência ou fazer uma renda extra muitas vezes vira um pesadelo. Em 2023 houve uma média de 1 mil casos de furto ou roubo por dia, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. Do total de 373,225 ocorrências, 60% foram furto de veículos.

Para quem tem frota a dor de cabeça pode ser ainda maior, já que muitas vezes há danos também à carga, aos condutores ou passageiros, o que pode levar a sérios prejuízos humanos e financeiros.

E, nos grandes centros, esse problema se agrava devido à concentração de veículos, engarrafamentos constantes e até a própria desatenção dos motoristas, já estressados com o trânsito e os problemas do dia.

Entretanto, isso não significa que não haja soluções práticas eficientes. Algumas dicas simples podem reduzir consideravelmente os riscos e minimizar os problemas.

Leia esse artigo até o fim e veja como otimizar a segurança do seu veículo nos grandes centros urbanos.

6 dicas para evitar furto de veículos em grandes centros

O ritmo acelerado do dia a dia muitas vezes faz com que baixemos a guarda – e é nessa hora de desatenção que a ação dos bandidos fica mais fácil. Mas é possível evitar dar oportunidade para que o furto de veículos aconteça, especialmente nos grandes centros.

Veja 6 dicas para aplicar no dia a dia e aumentar sua segurança:

Tenha um alarme de disparo em seu veículo

Quando um criminoso planeja furtar um veículo, a última coisa que ele deseja é chamar a atenção. Afinal, enquanto o roubo é uma modalidade em que o veículo é levado por meio de força, violência ou ameaça grave à vítima, o furto é sorrateiro e discreto.

Por isso, muitas vezes o bandido pode se assustar com o disparo do alarme e desistir do furto ao perceber que está chamando a atenção dos transeuntes – e, possivelmente, da polícia.

Tenha noção da área em que está se locomovendo

Uma medida importante é conhecer bem por onde está passando. Nem sempre isso é possível, é verdade, afinal volta e meia acabamos indo em lugares que nunca percorremos antes. 

Mas há formas de conhecer o local e saber o que esperar – se o lugar tem fama de violento, se há ocorrências frequentes e até mesmo onde fica a delegacia mais próxima.

Uma delas é fazer uma pesquisa prévia online, pelo Google Maps, por exemplo. Coloque o endereço e veja o que há nos arredores, se o trajeto passa por áreas de risco, se é muito deserto, etc. Afinal, mesmo nos grandes centros há locais menos movimentados e/ou mais perigosos.

Outra forma é através da geolocalização do rastreador – se você tiver um instalado no veículo, claro. Pelo aplicativo no celular você confere em tempo real o trajeto e o que há no entorno, evitando riscos desnecessários.

Não fique distraído enquanto está parado no semáforo

O sinal vermelho não é aquela oportunidade que você esperava para fazer um lanchinho, olhar as mensagens no celular ou acender um cigarro. É hora de ficar esperto, prestando atenção no que acontece ao redor.

Aliás, procure sempre parar dando uma boa distância em relação ao carro da frente. Assim, além de ter mais visibilidade, você consegue arrancar para sair rapidamente caso um suspeito se aproxime. Para facilitar ainda mais, mantenha sempre a primeira engatada.

Ao retornar para a garagem, fique atento ao entorno

Muitas ocorrências acontecem quando o motorista está chegando em casa e/ou se preparando para entrar na garagem. É quando baixamos a guarda, achando que já estamos protegidos – e essa distração gera uma oportunidade para os bandidos.

Por isso, na hora de voltar para a garagem, seja de casa ou do trabalho, sempre preste atenção na rua, nas esquinas, nas pessoas paradas embaixo de árvores ou encostadas em carros, e até nos veículos que estão passando. 

Se achar alguma atitude suspeita, não pare. De mais uma ou quantas voltas no quarteirão julgar preciso até se sentir seguro para entrar.

Contrate um bom seguro para o seu veículo

O seguro veicular não impede o furto de veículos, mas minimiza os prejuízos e protege seu patrimônio. Há vários tipos de cobertura que você pode escolher de acordo com o seu perfil de motorista. E muitas ainda contam com diversos serviços extras opcionais e assistências gratuitas para seu veículo e sua casa. 

O ideal é conversar com um consultor de seguros e explicar as suas necessidades. Assim você contrata a cobertura ideal, sem precisar pagar a mais por itens que não vai usar. Dessa forma você mantém seu veículo seguro contra roubos e furtos sem pesar no bolso.

Isso sem falar no seguro com rastreador, que aumenta ainda mais a proteção do seu veículo e ainda tem um preço mais em conta por aumentar consideravelmente as chances de recuperação.

Tenha um rastreador

A tecnologia é uma das mais poderosas armas contra os bandidos. E o rastreador é o equipamento mais avançado que existe para localizar seu patrimônio em caso de roubo ou furto de veículo. 

Você mesmo monitora seu veículo em tempo real pelo aplicativo no celular, tablet ou computador. E você ainda pode criar uma cerca delimitando a área de circulação quando o veículo estiver com outra pessoa, recebendo alerta sempre que ele entrar ou sair do limite demarcado.

A recuperação de veículos com rastreadores tem um índice tão alto – 9 entre 10 carros com rastreador Ituran – que até a Polícia Militar incentiva a instalação, porque também aumenta a possibilidade de fazer prisões em flagrante dos bandidos.

Dessa forma, em caso de ser vítima de um furto de veículo, a central de monitoramento pode ser acionada em segundos, acionando também a polícia.

Conte com a Ituran para garantir a melhor tecnologia para a proteção e evite furto do seu veículo

Na Ituran você conta com o que há de mais avançado em tecnologia de ponta Israelense para proteger seu patrimônio e evitar o furto de veículo. Você mesmo acompanha tudo pelo app Ituran Digital e ainda conta com diversos serviços extras, além de parcerias com as melhores empresas de seguro do país.

Não é à toa que a Ituran é líder na recuperação de veículos, com mais de 110 mil recuperações já realizadas em todo o país.

Venha conversar com um dos nossos consultores e descubra a melhor opção de rastreador Ituran para proteger o seu veículo e o seu bolso contra os ladrões!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar