Ituran Fleet: 3 dicas para a economizar na Gestão de Frotas

A imagem mostra uma pessoa fazendo gestão de frotas

O Ituran Fleet tem um sistema de Gestão de Frotas que possibilita a redução dos custos operacionais do dia a dia, como economia de combustível, além de maior controle e adequação das formas como os condutores dirigem o veículo.

Com esse sistema, são gerados relatórios personalizados, métricas baseados em algoritmos automatizados que facilitam a compreensão das informações geradas por cada condutor ao longo de sua atuação. Abaixo você conhecerá principalmente como economizar e reduzir custos para sua frota.

Um dos temas mais discutidos dentro do segmento de frotas nos últimos anos é o avanço e a consolidação de soluções tecnológicas para o benefício da tarefa de gerir uma frota. Com intuito informativo, para você que ainda tem dúvidas, nós do Blog da Ituran preparamos este artigo que vai te ajudar a entender melhor como economizar e reduzir custos na gestão de sua frota e quais são os seus principais benefícios.

Conheça mais sobre o sistema de Gestão de Frotas do Ituran Fleet em nosso site.

Ituran Fleet nas empresas para a Gestão de Frotas

Por meio do software Ituran WEB da Frota Ituran, você pode realizar o gerenciamento completo da frota, receber informações sobre o uso diário de cada veículo e medir a produtividade, além de ajudar a prevenir e corrigir decisões.
A eficiência do combustível e a redução das quebras de veículos são os sonhos dos operadores de frotas. Mas quão ativo você é na manutenção de sua frota?

Manter o veículo funcionando de maneira eficiente pode melhorar a utilização do combustível e a sua expectativa de vida, mas quando você está envolvido em atividades comerciais diárias, é fácil ignorar a manutenção de rotina.
Considere estas dicas de manutenção de frota para ajudar a garantir que seu veículo esteja nas melhores condições.

Decida quem está no comando

Às vezes, não apenas porque todos pensam que outras pessoas são responsáveis ​​pela manutenção do carro, eles não serão mantidos. -Evite esse erro determinando claramente quem é o responsável.

Geralmente, tornar o motorista responsável pelo veículo é um bom método porque eles têm mais controle para monitorar e gerenciar o veículo adequadamente.

Mas essa decisão será específica da frota. A chave é estabelecer um sistema para garantir que cada veículo seja totalmente responsável pela manutenção necessária.

Crie uma lista de verificação de manutenção

Uma maneira de garantir que você não negligencie tarefas de manutenção importantes é criar uma lista de verificação. Sua lista de verificação pode ser exclusiva das necessidades da sua frota, mas deve incluir estas:

  • Verificações de todos os principais sistemas (combustível, travagem, escape, etc.)
  • Verificações dos controles de conforto da cabine
  • Verificações de pneus, rodas
  • Verificações de todos os fluidos
  • Luzes exteriores e interiores
  • Moldura e trem de pouso
  • Cinto de segurança e outros recursos de segurança
  • Vazamentos
  • Montagens
  • Eixos de transmissão
  • Articulações CV
  • Cintos e mangueiras

Você também pode querer adicionar um ajuste geral à sua lista de verificação.

Inclua a manutenção preventiva na Gestão de Frota

Esperar até que um veículo da frota quebre para executar a manutenção é simplesmente ineficiente e pode levar a grandes pesadelos além de incorrer em custos de reparação inesperados. Faça uma abordagem pró-ativa, e programe a manutenção preventiva.
Nestas consultas, o seu profissional de reparação pode verificar sinais de desgaste que possam levar a futuras quebras. Eles podem garantir que os problemas sejam atendidos antes que eles prejudiquem seu negócio.

Faça uso da tecnologia Ituran Fleet

O gerenciamento de manutenção requer dados. Quilometragem, relata o que a manutenção foi realizada e os relatórios orçamentais devem ser coletados e gerenciados. O software de gerenciamento do Ituran Fleet torna esta tarefa mais fácil, transformando pilhas de papelada em arquivos digitais facilmente gerenciados e salvos.

Como bônus, o acesso digital aos dados de manutenção da sua frota significa que você pode obter alertas automáticos quando é hora de realizar a manutenção. Ninguém conhece os veículos da sua frota, bem como os motoristas que dependem deles todos os dias, então pergunte-lhes sobre a manutenção e o que eles acreditam ser necessário para manter seus veículos funcionando bem.

Além disso, verifique com seus profissionais de manutenção para garantir que você esteja criando um plano de manutenção que funcionará bem para eles. Ao criar uma abordagem de equipe para manutenção, você pode melhorar a conformidade e a eficácia. Por mais excitante que pareça, cuidar da manutenção é simplesmente uma parte da gestão eficaz da frota.

Com os alertas de manutenção incorporados no nosso sistema, você sempre será proativo na manutenção adequada dos veículos da sua frota.

As principais formas de economia

Economia de combustível

Através de uma gestão de frotas eficiente o controle sobre os desperdícios é facilitado pois há a possiblidade de acompanhamento, tanto da parte mecânica do veículo quanto do desempenho do motorista. As informações chegam a partir de um relatório e podem trazer informações de extrema importância.

Manutenção no momento correto

Dentro da gestão de frotas, um sistema de controle eficaz te fornece informações suficientes para realizar o plano de manutenção preventiva e corretiva, para que a frota sempre funcione em perfeito estado e evitando a possibilidade de surpresas.

Agilidade e automatização de processos

Qualquer bom sistema de automatização tem a capacidade de diminuir ou, até mesmo, eliminar possíveis falhas causadas por ações humanas. Isso também garante, por meio de relatórios, que as decisões a serem tomadas pelo gestor passem a ser definidas de maneira mais estratégica e dinâmica.

Mudanças na cultural organizacional da empresa

Os relatórios e o contato proporcionado pela nova tecnologia podem fundamentais para uma mudança organizacional na empresa. Por exemplo: assim é possível analisar o desempenho dos motoristas e trabalhar a partir disso num processo de educação e melhor do desempenho.

Mudanças perceptíveis no curto prazo

Um bom sistema de gestão de frotas tem a capacidade de mostrar exatamente aonde estão os gargalos e os possíveis fatores que indicam os pontos onde a empresa sofre com o desperdício de tempo e dinheiro. Os números de qualquer um desses pontos tendem a melhorar rapidamente quando solucionados os problemas.

Conheça as soluções para frotas da Ituran e encontre o produto perfeito para te auxiliar na gestão da sua frota de veículos.

Gestão de frotas: erros para evitar

Uma boa gestão de frotas é imprescindível para o sucesso de qualquer corporação do segmento. Ela tem a capacidade de permitir controlar detalhadamente todos os custos, melhorar o controle do estoque de peças, melhorar o desempenho dos veículos e reduzir os custos de operação.

Apesar de toda essa importância, devido à enorme demanda a ser atendida, muitas empresas não dão devida atenção a esses pontos e acabam não atingindo os melhores resultados. Separamos quatro erros comuns que não podem ser cometidos na gestão de frotas. Confira:

Não realizar manutenção preventiva: Ao deixar de realizar a manutenção preventiva, você poderá arcar com custos muito maiores quando os problemas aparecerem. Além disso, aumenta-se a ociosidade, pois os veículos ficarão parados por muito mais tempo, comprometendo a eficiência da frota;

Não valorizar a mão de obra qualificada: Bom fornecedores e mão de obra qualificada são pontos importantíssimos para uma boa gestão de frotas. Saiba em quem confiar a manutenção e operação de sua frota. Certamente, o resultado a longo prazo compensará;

Não realizar o gerenciamento de rotas: A definição de rotas é essencial para uma boa manutenção da sua frota. Estradas em más condições causam desgastes na mecânica dos veículos. Por isso, é essencial realizar monitoramento da frota e o planejamento das rotas. Assim você reduz custos com manutenção e faz o acompanhamento necessário para o sucesso das operações;

Deixar de acompanhar o desgaste dos pneus: Falando em segurança, os pneus são itens de extrema importância. Com o acompanhamento do desgaste dos pneus, você tem o controle mais exato do momento da troca e consegue se prevenir a imprevistos sem comprometer a produtividade da frota. Além de garantir muito mais segurança para os motoristas.

E você, gestor de frotas? Gostou das dicas? Deixe seu comentário e acompanhe o Blog da Ituran!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar