Importância da cadeira de bebê

importancia-cadeira-bebe
No Brasil anualmente morrem em média 1000 crianças vítimas de acidentes de trânsito. Metade dessas fatalidades acontecem quando ocorre o acidente e o bebê não se encontra em um assento de segurança.  O uso das chamadas cadeirinhas de bebê reduz em média 23% as mortes precoces de crianças no trânsito. Antes de escolher qual modelo de cadeirinha comprar, é preciso levar em consideração a idade e o tamanho da criança em questão.
As cadeirinhas são de extrema importância para a vida das crianças, pois os cintos de segurança são muito grandes e impróprios para bebês e crianças e carregá-las no colo não ajuda a salvar a sua vida, já que em um impacto, uma criança de 20 quilos representa uma força de quase uma tonelada nos braços da pessoa que a está segurando. Por esses motivos, é ideal ter a cadeirinha no carro e usá-la sempre que for sair com a criança.
Por isso, separamos para vocês, três dicas de como utilizá-las corretamente.

Bebê conforto

Para quem tem um bebê recém-nascido, o ideal é ter a cadeirinha bebê conforto, que são específicas para bebês de até 1 ano de idade. A cadeirinha deve ser colocada no banco de trás e de costas para o banco da frente, acoplando o cinto de segurança. Nesta posição a coluna cervical do bebê estará protegida em caso de acidente.

Poltronas reversíveis

Para crianças de 01 a 04 anos a cadeirinha ideal é a poltrona reversível, que são cadeirinhas projetadas para carregar desde recém-nascidos até crianças com 16kg ou mais. Diferente de outros modelos que possuem cinto próprio, esta serve apenas para fixar a cadeirinha ao banco. 

Booster

Para crianças de 04 a 07 anos, a cadeirinha recomendada é o booster, que são banquinhos de elevação projetados para deixar a criança mais alta e assim usar o cinto de segurança do veículo.
Dos 07 anos e meio até os 10 anos, as crianças deverão usar o cinto de segurança e só podem usar o banco da frente a partir dos 10 anos de idade. Essa cadeirinha só pode ser utilizada no banco de trás com o cinto de três pontos.
Independente da cadeirinha escolhida, é importante ler atentamente o manual de instruções e instalar corretamente a cadeirinha, certificando-se de que o cinto de segurança está passando pelos locais corretos.
Em caso de acidente, leve ou até grave, a cadeirinha deve ser descartada, pois mesmo que por fora a aparência seja que não estragou nada, por dentro pode ter danificado alguma coisa, o que colocaria em risco a vida da criança. Se você ficou com alguma dúvida sobre nossas dicas sobre a importância da cadeirinha de bebê é só deixar um comentário e nossa equipe terá prazer em responder.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar