Impostos de Carro: Conheça os Mais Importantes

Está pensando em comprar um carro? Muita gente fica perdida na hora de calcular os gastos deste tipo de investimento, então siga a dica da Ituran e lembre-se de adicionar os valores dos impostos obrigatórios no seu planejamento financeiro. Reserve uma verba para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA), licenciamento e seguro obrigatório do carro. Mas como fazer isso?
As taxas tributárias podem variar de acordo com o estado ou cidade em que o veículo e o comprador se encontram. É necessário verificar mediante os órgãos responsáveis para saber o valor exato, pois ele pode mudar de caso para caso.
imposto-de-carro
Veja um resumo dos principais impostos e saiba como pesquisar:

  • IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores: toda pessoa que possui um carro deve pagar este imposto, que é um tributo estadual. As alíquotas do IPVA variam entre 1% e 6% sobre o valor FIPE do carro. O pagamento deste imposto é necessário para o licenciamento;
  • Licenciamento: é uma taxa federal, controlada pelo Detran. Circular com um veículo que não esteja licenciado é passível de multa e sete pontos na carteira do motorista, além do recolhimento do veículo para regularização dos documentos. O condutor também deve sempre portar consigo o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV (documento que atesta o licenciamento).
  • DPVAT – Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre: é um seguro para indenização de vítimas de acidentes causados por automotores. Só estão isentos do pagamento desta taxa os proprietários de veículos roubados ou que tiveram perda total.

vender-carros
Além destes, existem alguns impostos mais específicos. como:

  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços: o imposto estadual incide, principalmente, sobre a circulação de mercadorias (independente de terem sido vendidas ou não) e sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal, de comunicações, de energia elétrica, de entrada de mercadorias importadas e aqueles serviços prestados no exterior.
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados: imposto federal sobre produtos industrializados. Somente a União pode instituir ou modificar essa taxa, e cada montadora de automóveis e veículo oferece uma taxa diferenciada. Vale à pena pesquisar por marcas e conversar com os vendedores de cada montadora para verificar quais são as taxas.

Mais alguma dúvida? Deixe nos comentários!
IMAGENS: Exame.abril | Estadão
Já conhece a nossa página no Facebook?
Acesse e curta Ituran Brasil!
Estamos no Twitter também: Ituran Brasil!
Ituran – Sempre com você

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar