IPVA 2023: Veja como consultar e as formas de pagamento.

IPVA 2023: ENTENDA!

Entenda os prazos de parcelamento e como pagar o tributo com desconto.

Ano novo começando e com ele vem e os tradicionais impostos pagos nessa época já começam a surgir, um deles é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de 2023, mais conhecido como IPVA 2023.

Esse valor que é pago anualmente pelos motoristas, compete aos estados e ao Distrito Federal e é calculado com base no valor de mercado dos automóveis, chegando a 3% do valor do veículo.

Por ser uma cobrança de responsabilidade dos estados, os prazos e formas de pagamento devem ser conferidos diretamente no site da Fazenda de cada região, mas na maioria dos casos a parcela única com desconto ou a primeira cota do parcelamento costuma ser paga logo no primeiro trimestre de cada ano. O IPVA 2023 no estado de São Paulo pode ser pago em até cinco vezes, que é a mesma forma de pagamento do ano passado. Essa forma de pagamento visa ajudar os proprietários de veículos paulistas a acertar todos os seus impostos.

Aqueles que quiserem quitar o tributo em janeiro terão um desconto de 3% no valor total do IPVA 2023, um desconto significativo, pois já é maior que o rendimento atual da poupança dos brasileiros. Para os paulistas que optarem pagar o imposto à vista, devem acertar em cota única em janeiro com desconto de 3% ou em cota única em fevereiro, sem desconto. Já para quem escolher pelo parcelamento, a primeira parcela já começa a ser paga em janeiro e pode ser estendida até maio deste ano.

O contribuinte que não acertar o IPVA dentro do prazo fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. Caso esse acerto não seja finalizado, o motorista terá o nome inscrito na dívida ativa.

Segundo especialistas, em 2023, os motoristas de automóveis devem encontrar o IPVA cerca de 10,77% mais caro, segundo a pesquisa anual feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), um valor inferior ao de 2022, quando os veículos usados tiveram aumento médio de 22,54%.

É importante lembrar que os prazos para caminhões são diferentes, com possibilidade de pagamento integral em janeiro com desconto ou parcelamento em até cinco vezes, sem desconto, com vencimento no dia 20 de cada mês, começando em março.

Confira calendário completo do IPVA 2023 em São Paulo

IPVA 2023

Qual o destino da arrecadação do IPVA 2023?

É importante saber que 20% do arrecadado pelo IPVA 2023 vai para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o restante é dividido 50% (cinquenta por cento) para o estado e a outra metade para o município de registro do veículo.

A quota-parte estadual compõe o orçamento anual e destina-se às diversas áreas de atuação do estado, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Qual veiculo é isento do IPVA 2023?

Geralmente, os veículos isentos do pagamento do IPVA 2023 são os de empresas concessionárias de serviço público de transporte coletivo, os que possuem mais de 15 anos de fabricação, veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas e embarcações com motor de potência inferior a 25 HP.

Na faixa de isenção também é possível encontras:

  • Máquinas agrícolas;
  • Máquinas agrícolas;
  • Veículos pertencentes a embaixadas, a representações consulares, a funcionários de carreira diplomática e a pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público estadual ou municipal.

Para mais informações consulte as regras do seu estado.

Gostou do conteúdo?

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar