Lavar o carro em casa é vantajoso para o seu bolso e saúde

homem lavando o carro

Os motoristas que tratam o seu carro como um xodó da família gostam de cuidar do veículo, fazendo manutenções regulares e cuidando com as próprias mãos da limpeza, tanto interna quanto externa. No entanto, muitas pessoas ainda optam por mandar seus automóveis aos famosos lava-rápidos. Os serviços prestados por estas empresas, geralmente, são de boa qualidade, mas o ideal é variar e, vez ou outra, lavar o carro em casa.

Os motivos? Além de ser mais econômica, já que o investimento em produtos de limpeza será esporádico, a tarefa pode se considerada saudável, pois permite a movimentação do corpo. Dessa forma, cuidar da limpeza do seu veículo pode ser uma maneira fácil e rápida de aliviar o sedentarismo e deixar a rotina agitada menos prejudicial à saúde.

A princípio, para quem não está habituado, a ideia pode parecer bastante trabalhosa. Com algumas dicas, contudo, a atividade pode ser bastante simplificada. Para começar, o sabão em pó e o detergente devem ser deixados de lado. Existem produtos especialmente desenvolvidos para a higienização de veículos. O objetivo de cada um deles é intensificar o brilho, manter a lataria em bom estado, entre outras funções que farão com que o seu carro pareça sempre novo e impecável. Depois de adquirir alguns destes produtos específicos, fica mais fácil colocar a “mão na massa”.

Outra sugestão é iniciar a lavagem pelas rodas. Elas sempre estão mais sujas e exigem uma limpeza mais profunda. Geralmente, as pessoas costumam fazer o contrário, mas nestes casos, há o risco do que seria a última etapa do processo acabe sujando as partes em volta aos pneus, fazendo com que um retoque seja necessário. Em seguida, a ordem ideal é lavar o teto do carro e depois as partes mais baixas

processo de secagem também não tem muitos segredos: basta escolher um tipo de pano que não cause danos à pintura ou verniz do carro. Nesses casos, os tecidos mais indicados são a camurça sintética, microfibra, tecido de algodão puro ou toalhas ultra-absorventes de silicone. Depois de limpo, o veículo deve ser deixado à sombra.

No que diz respeito à parte interna, é possível limpar bancos e painéis com um pano limpo e úmido e, no assoalho, a sugestão é utilizar um aspirador de pó. Lembrando que o ideal é começar a lavagem pela parte de dentro do carro.

Usando os produtos certos e seguindo a ordem lógica, lavar o carro em casa fica muito mais fácil e ainda mais vantajoso.

Ituran – Sempre com você

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar