Lave você mesmo o motor do seu carro

Uma boa higienização é fundamental para a conservação do veículo. Entretanto, além de limpo e brilhante por fora, o automóvel precisa estar em ordem internamente. Um bom exemplo disso é o motor, que deve ser lavado, mas apenas uma vez por ano.
Além de funcionar melhor, o carro é preservado para boas negociações de vendas. Muitos proprietários deixam de lavar o motor, já que não sabem que é possível fazê-lo.
Alguns postos de abastecimento costumam oferecer o serviço, porém o custo pode pesar no bolso. Para driblar a situação, basta realizar a tarefa você mesmo. Mas antes preste atenção nas dicas abaixo.

Dicas básicas para lavar o motor
Você pode lavar o motor sem receio de que algo dê errado, porém é importante saber que o problema não está na água e sim na pressão com que ela é utilizada.
Comece identificando os pontos vulneráveis do carro, que são os módulos e os sensores eletrônicos. Eles estão instalados ao lado do motor, alguns deles estão fixados ao painel traseiro do motor. Há outros também que são: módulo da injeção eletrônica, módulo de carroceria, módulo do ABS, bobina, alternador, caixa de réles, entre outros.
Lembre-se de envolver todas as peças com um saco plástico, pois assim você evita que o jato de água atinja diretamente as vedações.
Como higienizar o motor do carro?
1. Antes de iniciar a tarefa verifique se o motor está completamente frio.
2. Separe pano úmido, esponja e sabão neutro.
3. Utilize luvas para proteger as mãos.
Feito isso, agora é a hora de colocar a mão na massa! É importante iniciar a limpeza do meio para fora. Espirre um produto de sua preferência como “Veja”, por exemplo. Jamais utilize querosene ou outros produtos químicos que possam danificar as peças do seu carro.

Com a ajuda de uma toalha de microfibra espalhe o produto. Utilize um pincel para limpar os cantos, onde a toalha não chega. Caso for higienizar o motor sem água, você não precisa desconectar os polos da bateria e não tem que se preocupar em estragar algum componente elétrico.
Use apenas descarbonizante, principalmente onde tiver graxa em excesso, depois passe a toalha de microfibra. Já nos componentes elétricos, utilize W-D40 com a ajuda de um pincel, e para retirar o excesso use a toalha de microfibra.
Por ser de metal, a parte da frente pode ser limpa com o produto “Veja” e em seguida basta passar a toalha de microfibra.
Higienização à vapor
Para higienizar o motor de modo sustentável, é possível utilizar máquinas de pressão à vapor. A água quente ajuda a desengordurar e ainda tem a função de tirar as manchas nos cantos mais difíceis.
O ponto positivo dessa alternativa é o baixo consumo de água. Mesmo optando por esse método, ainda é preciso ter alguns cuidados como: não utilizar produtos como solventes, sabão em pó, desengraxantes à base de petróleo como querosene, por exemplo.
Quais produtos você utiliza para lavar o motor do carro? Divida suas experiências conosco fazendo um comentário no nosso post. Além da limpeza do motor, é válido se atentar para a segurança do seu carro. Aproveite para acompanhar nosso post que fala sobre alguns itens que deixam o seu carro mais seguro.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar