Manutenção de motores turbo

motor-turbo
 
Dentre os donos de carro turbo, é unânime que todos eles dão uma atenção especial quando se trata do nível de óleo no motor turbinado. Comparado com o motor aspirado, o turbo consome mais óleo. Por isso, quem tem um automóvel nessas condições necessita redobrar sua atenção.
Os fabricantes afirmam que, normalmente, o motor turbo consome cerca de 1litro de óleo a cada 1.000 km rodados. Para te ajudar a entender melhor o porquê disso tudo, nós do Blog da Ituran explicamos as duas principais causas dos motores turbo gastarem mais óleo do que os tradicionais.
 
Desgaste dos anéis de segmento na cabeça dos pistões
O motor turbo tem a função de aumentar a massa de ar admitida pelos cilindros a cada ciclo de combustão. Quanto mais ar, maior a presença de moléculas de oxigênio e maior a quantidade de combustível injetado. Como resultado, as explosões acontecem com mais força, aumentando a potência e o torque gerados pelo motor, efetuando muito mais pressão em cima dos anéis de segmento na cabeça dos pistões.
Com o desgaste, os anéis não conseguem cumprir a sua função de limpar o óleo das paredes do cilindro e isolar a câmara de combustão do cárter. Assim, o óleo passa pela câmara de combustão e se queima juntamente com o combustível.
 
Alta temperatura dos gases de escape
Apesar de todo o maquinário de um motor turbinado ser projetado para resistir a temperaturas extremas (lembrando que o rotor pode chegar aos 1.000°C em veículos de alto desempenho), é o óleo do motor que tem a função de resfria-lo. A alta temperatura evapora grande parte de lubrificante, reduzindo a quantidade depositada no cárter com o passar do tempo.
Mas é o óleo do motor quem resfria o turbo. E a altíssima temperatura faz com que parte do lubrificante seja vaporizada, o que com o tempo também reduzirá a quantidade depositada no cárter. Os turbos elétricos, que ganharão destaque nos próximos anos, podem resolver esse problema.
 
Aproveite as dicas da Ituran e deixe seu comentário.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar