Evite Problemas! Faça Manutenção Preventiva do Seu Automóvel

A manutenção preventiva dos veículos pode evitar que pequenos problemas e falhas se transformem em contratempos maiores, além de conservar a vida útil do carro. Os automóveis sofrem desgastes diários e a revisão permite identificar falhas, evitando maiores problemas com o veículo. A função dessa revisão é justamente conservar as peças, substituir equipamentos que estejam próximo de ou tenham passado da data de validade e corrigir pequenas falhas eletromecânicas.

Dicas de Manutenção Preventiva

Isso pode parecer pouca coisa, mas os pequenos reparos ajudam a economizar dinheiro com consertos mais graves e evitar acidentes por falhas do sistema, por exemplo. O custo da manutenção preventiva é, no geral, 68% menor do que o de um conserto – além de ser mais rápido.

Cuidado com a Coifa da Homocinética

É uma pequena sanfona de borracha que fica atrás da roda e mantém o eixo lubrificado, evitando a penetração de impurezas. A troca do kit é barata mas, se a coifa rasgar, o carro fará um barulho nas curvas – e em menos de um mês irá estragar o eixo homocinético. O conserto poderá sair por mais de R$ 1000,00.

Revise o Sistema de Arrefecimento

O sistema de arrefecimento deve estar em dia para evitar que o motor superaqueça e funda. Na hora de fazer a revisão do carro, aproveite para checar os vazamentos e a limpeza do sistema, para não sobrecarregar o sistema, além de trocar o líquido do arrefecimento de acordo com as especificações da fábrica.

Confira o Óleo

Caso a caixa de óleo da direção hidráulica fure, os vazamentos podem apenas “melar” as peças em volta, sem formar uma poça embaixo do carro. A troca da mangueira sairá por um custo baixo. Mas, se a o óleo acabar, a caixa ou bomba hidráulica podem ficar danificadas e então o conserto sobe para cerca de R$ 2 mil.

Olhe a Mangueira do Radiador

E se a mangueira do radiador estiver inchada? É um mau sinal. Isso indica que ela não está deixando a água passar para o radiador, apenas vapor sob pressão. Se você não trocar a mangueira logo, pode ter que acabar investindo caro com o empenamento do cabeçote.

Cuidado se o Coxim Quebrar

O coxim é uma parte do sistema que sustenta o motor. Os carros podem ter de 3 a 4 coxins, dependendo do seu modelo. Se um coxim quebrar, o motor ficará mais solto e os outros coxins ficarão mais sobrecarregados, podendo quebrar com facilidade e danificar o motor.

De Olho nos Freios e Suspensão

Durante a manutenção preventiva do carro antes de viajar, é importante fazer a revisão dos freios e da suspensão. Ela checa pastilhas, discos, tambores, amortecedores, buchas, e outras partes do sistema que desgastam naturalmente devido ao uso do veículo. Nessa hora, os fluidos também devem ser verificados, para ver a validade e se há vazamento.

Verifique as Velas

O motor pode falhar e começar a funcionar com um cilindro a menos se a vela ou o cabo de vela queimar. Ele perderá a potência e começará a fazer barulho. Se você demorar a trocar a vela, o combustível do cilindro vai queimar no coletor de escape e derreter o catalisador. Andando assim, o combustível injetado no cilindro vai acabar queimando no coletor de escape, superaquecendo e derretendo o catalisador.

Importância da Revisão do Carro

• Dica: Vai sair de férias? Então é importante fazer uma revisão no alinhamento, balanceamento, calibragem e estado dos pneus do seu veículo também. Garantindo, assim, uma boa dirigibilidade e conservação do seu automóvel.

Tem outras dicas de manutenção preventiva para carros? Conte para nós!

Imagens: prochaskarcentroautomotivo, blog.mobills

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar