Carros de Passeio Podem Ganhar Motor a Diesel

motor a diesel voltou a ser pauta no universo automotivo depois que foi lançado um projeto de lei que visa a liberação do combustível para carros de passeio. Desde 1976, esse combustível só é permitido em veículos com capacidade de carga acima de 1 tonelada. O Brasil é o único país do mundo com esse tipo de proibição.

Essa censura aconteceu quando o petróleo no Brasil estava passando por um momento de crise. A partir daí, o país investiu no etanol com a intenção de equilibrar a economia.

carro-motor-diesel

Não é certo que este projeto de lei será aprovado mas, segundo o Engenheiro Luso Ventura, diretor da Comissão Técnica de Tecnologia Diesel da SAE Brasil, o diesel pode ser um grande aliado para muitos taxistas e motoristas que trabalham com automóveis. Ventura ainda afirma que “o gasto com combustível reduz 30%”.

As principais vantagens de um motor a diesel são o baixo consumo e a capacidade para acelerações mais fortes. Em outras palavras, é possível acelerar mais e gastar menos. Alguns modelos de carros médios produzidos na Europa alcançam consumo de 25 a 30 quilômetros com um litro do combustível. Veículos pequenos podem fazer até 100 quilômetros com menos de três litros.

Os motores a diesel também emitem menos gases de efeito estufa, se comparados com os que são movidos à gasolina.

Outra vantagem é que os motores a diesel tem uma durabilidade muito maior, por serem mais robustos. Entretanto, sua manutenção pode ser mais cara, por causa da tecnologia desse tipo de motor.

frontier-diesel

A maior desvantagem é o valor dos carros: Por serem mais robustos e tecnológicos, o custo é maior. As versões de picapes a diesel são mais caras, porém, gastam menos. São também as mais procuradas nas concessionárias e com o maior valor de revenda.

Além disso, os veículos com motores a diesel vibram mais. Mas existem soluções para isso, tanto no motor – através de calibragens especiais – quanto na lataria, aplicando materiais abafadores e isolantes. Esses fatores não são preocupantes e não interferem no desempenho do carro.

Você é a favor ou contra a liberação de veículos de passeio com motores a diesel no Brasil? Comente!

Imagens: Gazeta do Povo e Otopark.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar