O que é o Maio Amarelo e como dirigir com segurança

Maio é o mês alusivo à conscientização sobre segurança no trânsito. A campanha #MaioAmarelo tem o objetivo de mobilizar a sociedade, para reduzir o número de acidentes, tornar as rodovias mais seguras e a dirigir com segurança.

Você sabia que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito todos os anos? E que a maioria desses acidentes poderia ser evitada se os motoristas adotassem comportamentos mais seguros?

Por isso, neste Maio Amarelo, queremos reforçar a importância de dirigir com segurança e responsabilidade, respeitando as leis de trânsito, usando o cinto de segurança, evitando o uso do celular ao volante e respeitando os limites de velocidade.

Nesta matéria você fica por dentro de como adequar sua posição do corpo ao carro, itens de segurança indispensáveis, manutenção no veículo e mais. Continue a leitura.

Dicas para dirigir com segurança

Posição do corpo

Para dirigir com segurança, o ideal é apoiar a cabeça no encosto do assento para evitar dores musculares e o chamado efeito chicote, que ocorre quando a cabeça se move repentinamente de trás para a frente, causando lesões como vértebras deslocadas.

Outra área que deve ser totalmente suportada pelo encosto do banco é a região lombar, ou parte inferior das costas. Dessa forma, você mantém toda a coluna ereta. Por outro lado, a posição das pernas deve ser tal que os joelhos fiquem dobrados, o que deve permitir que o pé com o calcanhar no chão alcance os pedais sem esforço.

Ao mesmo tempo, os braços devem estar levemente flexionados, em um ângulo próximo a 120º, como se a hiperextensão fosse dolorosa. Quanto ao posicionamento dos ponteiros, pense no volante como um relógio. Dessa forma, mantenha-os em 9h15 ou 10h10, e essas aberturas permitem uma movimentação rápida em caso de emergência.

Direção defensiva

Para dirigir com segurança, você deve empregar a direção defensiva como forma de dirigir seu veículo. Isso significa tomar uma série de cuidados, como não ultrapassar em locais proibidos ou de difícil visualização.

Também é importante que você e outros motoristas e pedestres reduzam o risco não fazendo manobras perigosas, não ultrapassando sinais vermelhos, não falando ao telefone enquanto dirige, olhando para a frente enquanto dirige, obedecendo aos sinais de trânsito, etc.

Fique de olho nos itens de segurança

Dirigir com segurança também significa buscar reduzir a chance de ferimentos graves em caso de acidente, é importante prestar atenção às precauções de segurança. Ande sempre com o cinto de segurança bem colocado. Além de obrigatório, seu uso permite evitar eventuais colisões de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também é importante que o airbag (se acionado) o proteja com sucesso. Embora não seja obrigatório em um veículo, é aconselhável ter um extintor de incêndio em seu veículo.

Manutenção preventiva dos veículos

Dirigir com Segurança também é ficar de olho na Manutenção do Veículo.

Manter o carro em boas condições é essencial para que os motoristas possam dirigir com segurança na cidade e na estrada. Portanto, é necessário realizar todas as manutenções necessárias. Por exemplo, identificação preventiva de pontos que requerem reparos para evitar problemas que possam surgir no veículo.

A manutenção preditiva, por outro lado, é o processo de observação e análise prévia de sinais de fadiga de componentes que podem levar rapidamente a problemas. Dessa forma, você pode trocá-los e evitar que sejam danificados permanentemente. Finalmente, a ação corretiva é o que você deve fazer quando seu carro quebra e precisa ser consertado naquele momento. Sempre que possível, especialmente ao viajar longas distâncias. Calibre os pneus e verifique se todos os equipamentos estão em ordem.

Segurança redobrada

Dirigir com segurança também é se prevenir. Ao conduzir o seu carro no trânsito da cidade todos os dias ou nas estradas, você está exposto a riscos, mesmo que seja um motorista cuidadoso. Por isso, uma das melhores maneiras de ficar protegido é com a contratação de um Rastreador com Seguro Auto.

Em caso de algum imprevisto indesejado, você recebe o apoio necessário, como a assistência 24 horas e o carro reserva, além da indenização se passar por sinistros que resultem em perda parcial ou perda total do veículo, por exemplo.

Faça sua cotação com a Ituran. Trabalhamos com as grandes seguradoras do Brasil. Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 778 2300 e fale com um de nossos consultores.

Gostou do conteúdo sobre dirigir com segurança?

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar