O que é um amortecedor?

Muito importante para veículos automotores, o amortecedor possui uma função muito simples se bem explicada, porém complexa em sua fabricação: controlar as oscilações da mola mantendo a roda em contato direto com o chão. Você pensava que o peso do veículo era suficiente para se manter linear? Pois bem, o amortecedor possui uma grande parcela disso!
Criado justamente quando a indústria automobilista deu seus primeiros passos importantes na história da mobilidade, os amortecedores eram simples eixos fixados à estrutura do veículo, porém, com a ajuda das condições das estradas, conforto era a última palavra conhecida para os motoristas e passageiros da época.
O principal efeito causado pela criação desse equipamento foi a maior estabilidade ao dirigir, já que feita a separação do eixo à carroceria, o motorista conseguia agora ter maiores movimentos independentes das rodas.
amortecedoresExistem três tipos de amortecedores. Cada um deles possui especificações e funções principais:
– Amortecedor hidráulico
Com um formato cilíndrico e com grande quantidade de óleo em sua composição, esse amortecedor é responsável pelo deslizamento de um êmbolo pelo óleo, que acaba sendo acionado por um balancim. Neste balancim, você pode encontrar um braço de comando ligado diretamente ao feixe do veículo.
– Amortecedor de fricção
O primeiro criado na história automobilística. Sua função? Controlar o movimento da mola com a ação mecânica de um cinto. Com uma mola robusta montada sobre o eixo, esse amortecedor é acionado pela interação do atrito provocado por dois ou mais discos.
– Amortecedores na suspensão dianteira
Também constituído por um corpo cilíndrico que desliza sozinho pela parte móvel da suspensão, esse amortecedor foi uma peça extremamente importante para popularizar a eficiência da suspensão dianteira. Com o cumprimento da mola de suspensão, êmbolo tem a liberdade de subir, fazendo com que as válvulas automáticas permitam a passagem do óleo antes contido para a câmera inferior. Muito usado por marcas como a Ford, esse tipo de amortecedor vem se tornando cada vez mais conhecido nos modelos de veículos atuais.
Funções básicas de um amortecedor
Cada amortecedor possui funções básicas perante o veículo: proporcionar conforto e segurança ao dirigir, controlando a oscilações da suspensão, garantindo o contato permanente das rodas no solo, além de dar estabilidade, segurança e prevenção do desgaste imediato dos pneus.
1fdcb34b_oAlguns componentes: tubo reservatório; tubo de pressão; fixações e suportes; haste; pistão; válvula do pistão; válvula da base.
E aí, gostaram das dicas? Agora é só ficar de olho no seu amortecedor e dirigir com tranquilidade!
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Rastreadores!
Estamos no Twitter também: Ituran Rastreadores!
Ituran – Sempre com você
Imagens: Portal do Trânsito, Google Images.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar