Películas automotivas: como usar?

Neste artigo, o Blog da Ituran e o Doutor Multas vão falar um pouco sobre os vários tipos de películas automotivas disponíveis no mercado e sobre as que são permitidas pela lei de trânsito. Além dos benefícios que elas trazem ao motorista e como escolher o modelo mais adequado.
limpando-o-vidro-carro
Tipos de películas automotivas
Da mesma forma que existem inúmeros modelos de veículos disponíveis no mercado, há muitos modelos de películas automotivas. São vários os oferecidos pelo mercado para melhor servir o consumidor. Dependendo das suas necessidades e desejos, é possível encontrar as que são mais voltadas à estética do veículo, como o acabamento, por exemplo, ou as que dificultam mais a visão do interior do veículo, como forma de proteção. Dentre os vários tipos de películas automotivas que existem, posso citar:
– Películas que proporcionam mais segurança contra armas brancas às pessoas que estão dentro do veículo, tendo, pois, a função de proteção e segurança;
– Películas com função de proporcionar mais privacidade ao motorista e aos outros passageiros do veículo, ou seja, reduzem a visibilidade externa;
– Películas que oferecem mais conforto térmico aos ocupantes do veículo, isto é, reduzem a intensidade do calor.
Benefícios do uso das películas
As principais vantagens que o uso das películas proporciona são: redução da luminosidade, redução da temperatura veicular, aumento da segurança veicular, aumento da privacidade. Como você pôde notar, a película automotiva é um acessório desenvolvido com múltiplos objetivos. Além dos que citei acima, há películas com outras finalidades, como, por exemplo, as que protegem contra os raios solares UV, as quais também são bastante requisitadas pelos consumidores.
Qual o modelo mais adequado?
Os modelos disponíveis no mercado são bem variados, com funções, cores e acabamentos que agradam uma parcela significativa dos condutores brasileiros: cerca de 80% dos veículos comercializados nas lojas do país apresentam esse acessório aplicado na vidraçaria. Quanto aos valores, é possível que você encontre no mercado os mais variados preços. Entretanto, é preciso tomar cuidado com ofertas que prometem qualidade por um preço muito barato. Isso porque, infelizmente, existem lojas que comercializam películas de péssima qualidade ou mesmo falsificadas. Ao escolher o modelo de película para o seu carro, você deve prestar atenção em alguns fatores.
– Escolha a película que está de acordo com as normas da lei. Informe-se também sobre a procedência e a qualidade do produto;
– Use o critério da necessidade. Escolha sempre o modelo que melhor atenda às suas necessidades e às do seu veículo;
– Procure sempre por profissionais de confiança. Prefira instaladores que tenham um histórico positivo na profissão e que lhe transmitem confiança;
– Não se deixe levar por promessas ilusórias, como um preço muito abaixo da média ou serviços sem nota fiscal;
– Respeite as recomendações do fabricante ao manusear a película.
Conhecendo as regras de uso das películas
O primeiro passo a ser dado, antes mesmo de instalar as películas em seu veículo, é informar-se sobre as normas regularizadoras do seu uso previstas por lei. De acordo com o artigo 230, inciso XVI, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro):
“Art. 230. Conduzir o veículo: (…) XVI – com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas; Infração – grave | Penalidade – multa | Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.”
Isso quer dizer que se você for autuado usando, em seu veículo, películas com visibilidade inferior à permitida por lei, você será considerado um infrator e a natureza da infração de trânsito será classificada como grave.
Melhores marcas de películas automotivas
Existem inúmeras linhas de películas automotivas, sendo que duas delas se destacam por estarem entre as melhores do mercado. Certas linhas dessas marcas mais conceituadas chegam a dar garantia de 15 anos para as películas colocadas. Essa garantia é bem mais estendida do que o tempo médio de vida útil das películas de outras marcas, que geralmente é de dois anos e meio a três anos, depois de aplicadas.
Qual é a película automotiva aprovada pelo DETRAN?
De acordo com o art. 111 do CTB, não é permitido usar películas automotivas que comprometam a segurança do veículo. A Resolução de N° 254 do CONTRAN, de 26 de outubro de 2007, explica melhor como funciona a regulamentação das películas automotivas. De acordo com o art. 3° dessa Resolução, a transparência mínima estabelecida é de 75% no para-brisa, 70% nos vidros laterais da frente e de 28% nos outros vidros. Também não é permitido aplicar película espelhada, já que ela não apresenta nenhuma visibilidade, reflete a luz de outros veículos e torna mais difícil o trabalho da polícia. Em casos de ter algum refém no veículo ou acontecer qualquer abuso dentro do carro, por exemplo, não há como a polícia identificar essas situações se a vidraçaria estiver coberta por película espelhada.
Este artigo foi útil para você? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o Doutor Multas e solicite mais informações gratuitamente. A minha equipe está à sua inteira disposição a qualquer momento! Deixe seu comentário e compartilhe!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar