Como Prevenir Manchas na Pintura Automotiva

Existem muitos fatores que podem comprometer a pintura do seu veículoO sol é um dos fatores mais preponderantes na degradação da pintura automotiva, colaborando com o aparecimento de manchas e possíveis queimaduras no veículo. Mas lembre-se: manter a pintura bonita, com aspecto de nova, é possível com algumas dicas simples.

pintura-automotiva-carro

Lavagem do Veículo

Uma etapa muito importante para a preservação da pintura automotiva é a lavagem, pois, quando feita da maneira errada, torna-se um dos itens que podem danificar o veículo. Uma lavagem bem feita garante um carro limpo e sem riscos na lataria.

Não lave seu automóvel com detergente de cozinha ou sabão em pó, pois eles podem danificar a pintura – utilize sempre shampoos próprios para linha automotiva. A lavagem também deve ser feita à sombra. Além de manter seu carro limpo, ela ajuda a proteger o veículo da chuva e do sereno.

Cera Automotiva

A cera mantém a pintura do carro protegida contra danos de raios UV; dejetos de pássaros; contaminações industriais; entre outros. Além disso, a cera automotiva garante uma superfície protegida, com mais brilho, impermeabilidade e facilidade nas próximas limpezas, já que a sujeira não fixa diretamente na pintura.

A durabilidade da cera depende da qualidade, do modo como veículo é lavado e da exposição ao sol, chuva, contaminações e etc. É recomendado reaplicar a cera automotiva de 3 a 6 meses após a primeira aplicação.

Manutenção

Existe um produto conhecido como “manutenção”, que costuma ser de fácil aplicação e não remove a camada protetora de alta durabilidade (cera automotiva) já aplicada: Somente adiciona mais proteção, brilho e impermeabilidade a pintura automotiva.

Deve ser aplicado após cada lavagem, já com o veículo seco. O produto utilizado nesta etapa deve ser isento de solventes e abrasivos.

Hand with a microfiber wipe the car polishing.

Dicas Extras

  • Ao abastecer o carro, verifique se não há respingos de gasolina próximo ao bocal de combustível, pois isso pode manchar a lataria.
  • Caso o veículo fique parado por alguns dias, cubra-o com uma capa para evitar exposição solar, poeira, vento e chuva.
  • Se possível, faça uma cristalização – aplicação de uma espécie de cera cristalizadora – feita através de máquina próprias para isso.

Estas são dicas para manter a pintura de seu veículo sempre protegida!
Conhece mais alguma dica para que a pintura automotiva seja conservada? Conte pra gente!

Imagens: E-konomista e Aproveita ABC

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar